fbpx

Biogás: vinhaça como combustível

Após três anos de pesquisas, foi inaugurada, na última semana, em Pernambuco, uma planta industrial que fabrica biogás a partir da vinhaça – subproduto gerado na produção do álcool. A usina é uma parceria entre o grupo pernambucano JB, do setor sucroenergético, e a empresa baiana Cetrel, que trabalha com tratamento de efluentes.

A previsão inicial é que sejam gerados 612 MWh por mês, destinados à venda no mercado livre. As empresas pretendem ampliar a capacidade da usina (0,85 MW) em até cinco vezes até 2015, chegando a 4,5 MW. Uma outra usina, que aproveitará o biogás do bagaço da cana de açúcar, está sendo planejada para o mesmo local.

O projeto total recebeu investimentos de R$ 15 milhões, sendo R$ 6 milhões aplicados nas instalações da Companhia Alcoolquímica Nacional, usina do Grupo JB, instalada em Vitória de Santo Antão (PE). O projeto contou com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que financiou 50% do projeto.

Fonte: Agência Ambiente Energia

Biogás: vinhaça como combustível
Biogás: vinhaça como combustível

Publicado

em

, ,

por

Comentários

Uma resposta para “Biogás: vinhaça como combustível”

  1. Avatar de Joaquim Correia Pimentel

    Pretendo aplicar o biogás para produzir energia numa unidade de produção de Tinjolos e Telhas, e fazer uso desse gas para a locumoção dos camiões e tratores.
    Pretendo aproveitar as vossas experiencias nesse dominio e aplica-lo na unidade a instalar. Agradeço que estabeleçamos contacto para que me fornaçam dados tecnicos e custos aproximado dos equipamentos necessarios. os dados mais promorizados serão fornecidos consoante sejam necessarios. Sem mais de momento grato pela atenção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.