fbpx
Foto: REUTERS/Damir Sagolj/Reuters)

China fala em Olimpíada “verde”, mas enfrenta “fumaça” de Pequim

Pequim melhora a qualidade do ar desde que a China conquistou a sede dos Jogos, mas o Ministério da Ecologia e do Meio Ambiente disse que os riscos de smog no inverno continuam “sérios”

Rumores de que indústrias pesadas poluidoras serão fechadas a partir de 1º de janeiro “não são verdadeiros” (REUTERS/Damir Sagolj/Reuters)

por Agência Reuters, via Revista Exame

A China está aproveitando a Olimpíada de Inverno de Pequim para acelerar seus esforços para melhorar o meio ambiente, mas a capital sujeita à mistura de neblina e fumaça, conhecida como abiente”, ainda está se preparando para o pior com a aproximação da cerimônia de abertura.

Pequim melhora a qualidade do ar desde que a China conquistou a sede dos Jogos, mas o Ministério da Ecologia e do Meio Ambiente disse que os riscos de smog no inverno continuam “sérios”.

O porta-voz do ministério, Liu Youbin, disse aos repórteres na quinta-feira que planos de contingência estão em vigor.

“Quando chegar a hora, Pequim e Hebei serão orientadas a adotar medidas de proteção ambiental sensatas de acordo com a lei”, disse ele.

Mas os rumores de que indústrias pesadas poluidoras serão fechadas a partir de 1º de janeiro “não são verdadeiros”, acrescentou.

Em 2015, quando a China conquistou a sede, críticos alertaram que a Olimpíada de Inverno poderia ser ofuscada pelo smog prejudicial em uma região dominada por indústrias pesadas. O presidente chinês, Xi Jinping, subsequentemente prometeu realizar Jogos “verdes” e Hebei prometeu “transformar e atualizar” sua economia industrial.

Desde então, o país plantou milhares de hectares de árvores na capital e na província vizinha de Hebei, construiu fazendas eólicas e solares amplas e realocou centenas de empreendimentos.

Fonte: https://exame.com/internacional/china-fala-em-olimpiada-verde-mas-enfrenta-fumaca-de-pequim/


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.