Notice: Undefined offset: 0 in /home/dh_pztkek/ambientalsustentavel.org/wp-includes/capabilities.php on line 149

Atividade física ajuda no desenvolvimento das crianças; entenda

Professor de educação física explica a importância da prática de atividade física ainda na infância. Confira os benefícios

Atividade física ajuda no desenvolvimento das crianças; entenda
Atividade física ajuda no desenvolvimento das crianças; entenda Foto: Shutterstock / Sport Life

Os benefícios da prática de atividade física não são segredo para ninguém. Os ganhos para a saúde física e mental são muitos, e podem ser aproveitados desde a infância. Para os pequenos, na verdade, estar em movimento é ainda mais importante.

O professor de Educação Física da FSG Centro Universitário, Rodrigo Sartori, explica que adquirir novas habilidades motoras na infância pode estimular a capacidade de cognição e desenvolver o sistema nervoso.

“Aprender um esporte, luta, dança, andar de bicicleta, patins, ou aprender alguma atividade esportiva nova, é um mecanismo de adaptação que pode contribuir no desenvolvimento das crianças”, afirma.

Conforme o professor, estudos mostram que a prática de atividade física na infância melhora e protege a função cerebral. “Isso sugere que crianças fisicamente ativas apresentam menor risco de desenvolverem desordens mentais, além de apresentarem melhor desempenho em algumas funções cognitivas”, explica Rodrigo. 

“No atual momento em que estamos vivendo, torna-se crucial estimular as crianças a se movimentarem, especialmente diante dos desafios impostos pelo avanço da tecnologia. É cada vez mais comum encontrarmos crianças hipnotizadas pelos seus celulares e tablets, e realizando pouca atividade física”, alerta. 

Benefícios da atividade física

Rodrigo reforça que são muitos os benefícios da prática de exercícios físicos. Entre eles, está o controle do peso adequado e a diminuição do risco de obesidade

O professor recomenda elaborar um plano de atividades físicas com base nas necessidades e características de cada criança. “Além disso, é importante um programa de alimentação saudável e também a participação da família, bem como de todo o círculo social em torno da criança”, completa. 

O docente aponta que crianças e jovens entre 6 e 17 anos devem praticar ao menos 60 minutos de atividade física moderada por dia, segundo o Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Além disso, é preciso realizar atividades de fortalecimento dos músculos e ossos em pelo menos 3 dias da semana.

Ambiente escolar

“Realizar exercícios físicos na escolaajuda nos processos de aprendizagem e em uma série de aspectos do desenvolvimento infantil. Percebemos que existe uma relação entre o desempenho das habilidades motoras e funções cognitivas (de aquisição de conhecimento) importantes para o sucesso dos alunos na escola”, comenta Rodrigo.

Quanto ao papel dos educadores físicos, o docente afirma que é importante promover o desenvolvimento de habilidades motoras, além de atitudes, valores e conhecimentos. O objetivo é levar as crianças a uma participação ativa e voluntária em atividades físicas e esportivas ao longo de suas vidas. 

“A atuação do educador físico é um caminho privilegiado de educação, pelas suas possibilidades de desenvolver a dimensão motora e afetiva de crianças e adolescentes, conjuntamente com os domínios cognitivos e sociais, e por tratar de um dos mais preciosos recursos humanos, que é o corpo“, comenta. 

Por fim, o professor de Educação Física reforça que a prática de atividades físicas e aprendizado de habilidades motoras impactam não apenas nas questões físicas. Abandonar o sedentarismo contribui também para o desenvolvimento das habilidades sociais e cognitivas.

Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/atividade-fisica-ajuda-no-desenvolvimento-das-criancas-entenda,42a364718fe953c4affe0a49060d2324a9oz3fef.html