fbpx
Mudas usadas para reflorestar a Floresta Nacional Sacará-Taquera, em Oriximiná-PA. Foto: Marcio Isensee e Sá.

“Temos tempo, mas ele é muito curto”: Restauração de ecossistemas é pauta no Vozes do Planeta

O podcast coordenado pela jornalista ambiental Paulina Chamorro trouxe na última sexta-feira (05) entrevista com Matheus Couto, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

Mudas usadas para reflorestar a Floresta Nacional Sacará-Taquera, em Oriximiná-PA. Foto: Marcio Isensee e Sá.

por Bruna Martins, via O ECO

Cinco de junho celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente e, em 2021, a data marca o lançamento da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas. Para falar sobre a importância desse dia, o podcast Vozes do Planeta trouxe como convidado especial o engenheiro florestal Matheus Couto, oficial de Programa do Centro Mundial de Monitoramento da Conservação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA-WCMC), para conversar sobre o reflorestamento e restauração de ecossistemas.

De acordo com Couto, os próximos 10 anos são o momento da verdade. É necessário reverter o grau de degradação, ou vamos perder muito da biodiversidade os efeitos das mudanças climáticas serão bem mais fortes do que estamos vivendo hoje. Ainda de acordo com o engenheiro florestal, a criação da Década foi acordada em Assembleia na ONU, onde foi reconhecido que não basta apenas a conservação e a preservação dos ecossistemas.

“As metas de biodiversidade, as metas de mitigação de mudanças climáticas e as metas de combate à desertificação, todas essas três importantes convenções que são conhecidas como as ‘Convenções do Rio’, perceberam que a restauração é fundamental para que a gente realize essas metas. Então, não tem mais desenvolvimento sustentável sem a gente mudar a relação em como nós utilizamos o solo, como manejamos os oceanos, planejamento urbano, ocupação do território. A gente precisa ter projetos que sejam regenerativos daqui para frente. Chegou a hora da verdade. Ainda dá tempo da gente ter um nível de saúde dos ecossistemas e isso reflete na saúde da sociedade”, afirma Couto.

Ouça o Episódio na Íntegra:

Matéria Original: https://www.oeco.org.br/noticias/temos-tempo-mas-ele-e-muito-curto-restauracao-de-ecossistemas-e-pauta-no-vozes-do-planeta/


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.