fbpx
Imagem: REUTERS

Síntese das últimas descobertas sobre as mudanças climáticas

Uma série de relatórios recentes destacou indicadores de mudança climática acelerados, em meio a um crescente impulso popular e político para uma ação climática mais ambiciosa.

Imagem: Reuters

por World Meteorological Organization (WMO), via Ecodebate

Ten New Insights into Climate Science , publicado pelo Programa Mundial de Pesquisa Climática copatrocinado pela OMM, Future Earth e Earth League, forneceu uma síntese das últimas descobertas para a política e a sociedade.

Estes incluíam:

  • Modelos aprimorados fortalecem o apoio a cortes ambiciosos de emissões para cumprir as metas do Acordo de Paris
  • As emissões do degelo do permafrost são provavelmente piores do que o esperado
  • O desmatamento está degradando o sumidouro de carbono tropical
  • As mudanças climáticas irão agravar severamente a crise da água
  • As mudanças climáticas podem afetar profundamente nossa saúde mental
  • Os governos ainda não estão aproveitando a oportunidade para uma recuperação verde do COVID-19

“Os impactos das mudanças climáticas têm o potencial de ser tão abruptos e abrangentes quanto a atual pandemia. Pesquisas recentes apresentadas neste relatório mostram que impactos negativos podem ser esperados em requisitos fundamentais para o bem-estar humano, como acesso a água potável e condições de boa saúde mental ”, escreveram os pesquisadores.

O novo relatório Insights veio logo na esteira de um estudo oficial que mostra que a perda global de gelo está se acelerando a uma taxa recorde .

Os resultados do estudo liderado pela Universidade de Leeds revelam que a Terra perdeu 28 trilhões de toneladas de gelo entre 1994 e 2017 – o equivalente a uma camada de gelo de 100 metros de espessura cobrindo todo o Reino Unido.

A pesquisa é a primeira do tipo a fazer um levantamento da perda global de gelo usando dados de satélite.

Cientistas liderados pela Universidade descobriram que a taxa de perda de gelo da Terra aumentou acentuadamente nas últimas três décadas, de 0,8 trilhão de toneladas por ano na década de 1990 para 1,3 trilhão de toneladas por ano em 2017.

Um  novo estudo  publicado na Science Advances quantificou, pela primeira vez, como o aquecimento das águas costeiras está impactando as geleiras da Groenlândia e acelerando seu recuo.

Nos últimos cinco anos, os cientistas com a missão Oceans Melting Greenland (OMG) da NASA  têm estudado essas geleiras que terminam com a marinha pelo ar e por navio. Eles descobriram que das 226 geleiras pesquisadas, 74 em fiordes profundos foram responsáveis ​​por quase metade da perda total de gelo (conforme monitorado anteriormente por satélites) da Groenlândia entre 1992 e 2017.

Essas geleiras exibiram o maior enfraquecimento, que é quando uma camada de água quente e salgada no fundo de um fiorde derrete a base de uma geleira, causando a quebra do gelo acima. Em contraste, as 51 geleiras que se estendem até fiordes rasos ou cristas rasas sofreram o menor desgaste e contribuíram com apenas 15% da perda total de gelo.

O gelo marinho e a massa glacial estão entre os principais indicadores das mudanças climáticas , assim como o calor do oceano e o aumento da temperatura.

As temperaturas nos 2.000 metros superiores do oceano atingiram um recorde em 2020, de acordo com uma nova análise feita por uma equipe de pesquisa que incluiu cientistas do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas (NCAR). Os cinco anos mais quentes registrados para o oceano superior ocorreram desde 2015.

Os resultados da nova análise, publicados na revista Advances in Atmospheric Science, ilustram ainda mais como a Terra está se aquecendo – pouco mais de 90% do calor adicional devido às mudanças climáticas causadas pelo homem é absorvido pelo oceano.

O calor do oceano é um indicador valioso da mudança climática porque não flutua tanto quanto as temperaturas na superfície da Terra, que podem variar em resposta ao clima e às variações naturais do clima, como o El Niño. Assim, ele revela mais claramente o acúmulo gradual de calor devido às atividades humanas.

Desde a década de 1980, cada década sucessiva foi mais quente que a anterior. 2011-2020 foi a década mais quente já registrada. 2020 foi um dos três anos mais quentes já registrados, de acordo com as classificações de temperatura global consolidadas publicadas pela OMM .

Da WMO, com tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

Ecodebate: https://www.ecodebate.com.br/2021/02/01/sintese-das-ultimas-descobertas-sobre-as-mudancas-climaticas/


Publicado

em

, , , ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.