fbpx

Gorila africana famosa por selfie morre nos braços de guarda que cuidou dela por 14 anos

Ndakasi se tornou conhecida pela história e personalidade que tinha e virou uma das atrações do Parque Nacional de Virunga

Gorila africana famosa por selfie morre nos braços de guarda que a cuidou durante 14 anos
De acordo com o comunicado do equipamento, após uma longa doença, o estado de saúde dela se agravou rapidamente Foto: Divulgação/Parque Nacional de Virunga

Escrito por AFP, via Diário do Nordeste

A gorila africana Ndakasi, famosa por uma selfie em que apareceu em pé com outra gorila e um funcionário do Centro Senkwekwe, morreu, na terça-feira (5), nos braços do guarda André Bauma, que cuidou dela durante 14 anos. 

O anúncio foi feito pelo Parque Nacional de Virunga (PNVi). Ndakasi se tornou conhecida pela história e personalidade que tinha e virou uma das atrações do equipamento natural e turístico situado no leste da República Democrática do Congo.

“Com grande pesar, Virunga anuncia a morte da gorila da montanha órfã Ndakasi, que residia no centro de Senkwekwe havia mais de uma década”, informou o comunicado do PNVi.

“Na noite de 26 de setembro, após uma longa doença, seu estado se agravou rapidamente e Ndakasi morreu nos braços de seu guarda e amigo de longa data, André Bauma”, acrescentou.

“A vida de Ndakasi está bem documentada e sua personalidade calorosa já apareceu em muitos programas e filmes (…). Ela também alcançou a fama na internet em 2019, quando uma selfie viralizou no Dia da Terra”, lembrou o PNVi.

Gorila africana famosa por selfie morre nos braços de cuidador
Legenda: Ndakazi (à direita) ficou famosa em selfie ao lado da gorila Ndeze e de Mathieu Shamavu, que trabalha Centro SenkwekweFoto: Divulgação/Parque Nacional de Virunga

HISTÓRIA DA GORILA

Ndakasi nasceu em abril de 2007 e ficou órfã dois meses depois, quando milicianos mataram a mãe dela. O estado de saúde que se encontrava a impediu de voltar à vida selvagem, então viveu em uma instalação do PNVi, onde ela e Ndeze foram cuidadas por 11 anos.

Localizado na fronteira com Ruanda e Uganda, o Parque de Virunga cobre 7.800 km² da província de Kivu do Norte, no leste do país.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ultima-hora/mundo/gorila-africana-famosa-por-selfie-morre-nos-bracos-de-guarda-que-a-cuidou-durante-14-anos-1.3145496


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.