fbpx
https://i0.wp.com/www.mildicasdemae.com.br/wp-content/uploads/2020/11/sono-prematuro-do-bebe-dentro-da-incubadora_35666-219.jpg?resize=626%2C409&ssl=1

Exposição durante a gravidez ao glifosato e o risco de parto prematuro, artigo de Manolis Kogevinas

O glifosato é o herbicida mais comumente usado em todo o mundo e vários estudos têm associado seu uso a um risco aumentado de câncer .

Agora, um novo estudo descobriu que a exposição ao glifosato durante a gravidez está associada a um aumento do risco de parto pré-termo , ou seja, o bebê nascer antes da 37 ª semana de gravidez.

O nascimento prematuro representa um risco significativo para a saúde porque pode estar associado a efeitos de saúde de curto e longo prazo para a criança.

Embora o uso de glifosato tenha sido restrito em alguns países da União Europeia, o mercado global de glifosato deve se expandir a uma taxa de crescimento anual de 6,3% de 2016 a 2022, atingindo uma estimativa de US $ 9,91 bilhões até 2022. Culturas tolerantes a herbicidas geneticamente modificados agora representam aproximadamente 56% do uso global de glifosato.

O novo estudo, realizado em Puerto Rico , descobriram que a exposição pré-natal ao glifosato e seu ácido aminometilfosfônico ambiental (AMPA), em torno da 28 ª semana de gravidez foi associado com um risco 70% maior de parto prematuro. Isso não é trivial. Exposições anteriores a 28 semanas não foram associadas a um risco aumentado de parto prematuro.

Os autores avaliaram o nascimento prematuro por dois motivos. Em primeiro lugar, evidências experimentais e estudos com animais indicam que este é um resultado adverso à saúde que pode estar relacionado à exposição ao glifosato. Em segundo lugar, o nascimento prematuro é um problema de saúde pública importante, mas mal compreendido, que pode ter efeitos negativos para a saúde.

As concentrações de glifosato na urina foram ligeiramente mais baixas nesta população de estudo em comparação com aquelas de outros estudos da população geral que investigaram a exposição a este herbicida. Mas mesmo concentrações relativamente baixas apresentam riscos.

Este estudo é interessante porque foi prospectivo (ou seja, projetado para avaliar o risco) e usou uma medida válida para examinar a exposição: os níveis de glifosato na urina da mãe. No entanto, o estudo foi relativamente pequeno , com cerca de 250 nascimentos incluídos na análise.

A mensagem principal deste estudo é que, para o herbicida mais usado no mundo, o estudo epidemiológico mais conclusivo sobre um importante resultado de saúde – nascimento prematuro – baseia-se em uma população de apenas 250 pessoas.

A pesquisa sobre os efeitos potenciais do glifosato na saúde – mais conhecido pela marca Roundup ® – é especialmente complicada . Aspectos regulatórios e legais específicos ao glifosato têm sido um sério impedimento para a pesquisa primária e pós-comercialização e o controle da exposição a este herbicida.

A polêmica após a designação pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) do glifosato como um provável carcinógeno humano foi principalmente, embora não exclusivamente, orquestrada por interesses corporativos . A controvérsia também foi gerada pela falta de evidências científicas de grandes estudos prospectivos sobre a exposição a herbicidas em agricultores e aplicadores profissionais ou no público em geral.

Há necessidade de grandes estudos de coorte epidemiológica diversificada , particularmente em países de renda média com infraestrutura para conduzir tais estudos e onde as exposições são provavelmente mais altas do que em países de alta renda.

Mesmo que tais iniciativas de pesquisa importantes sejam eventualmente lançadas, elas cobririam apenas parte do problema relacionado aos efeitos dos herbicidas. O uso extensivo desses produtos em todo o mundo é um grande problema para o planeta , ocasionando poluição química e degradação dos ecossistemas . No caso do glifosato, o uso generalizado resultou na presença de resíduos na poeira doméstica, solo, água e alimentos, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

Além dos estudos de coorte epidemiológicos clássicos, agora também precisamos de pesquisa transdisciplinar e ação aplicando abordagens de saúde planetária para capturar e, eventualmente, prevenir os efeitos mais amplos dos pesticidas na saúde.

Manolis Kogevinas*, Barcelona Institute for Global Health, ISGlobal

Referência:

Prenatal Exposure to Glyphosate and Its Environmental Degradate, Aminomethylphosphonic Acid (AMPA), and Preterm Birth: A Nested Case–Control Study in the PROTECT Cohort (Puerto Rico)
Monica K. Silver, Jennifer Fernandez, Jason Tang, Anna McDade, Jason Sabino, Zaira Rosario, Carmen Vélez Vega, Akram Alshawabkeh, José F. Cordero, and John D. Meeker
Published:19 May 2021 CID: 057011 https://doi.org/10.1289/EHP7295

Tradução e Edição por Henrique Cortez, extraído do Ecodebate

Matéria Original: https://www.ecodebate.com.br/2021/06/23/exposicao-durante-a-gravidez-ao-glifosato-e-o-risco-de-parto-prematuro/


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.