fbpx

Exposição ao calor extremo urbano triplicou nas últimas décadas

“Este estudo mostra que serão necessários investimentos consideráveis e cuidadosos para garantir que as cidades continuem habitáveis em face do aquecimento do clima”

Um novo estudo de mais de 13.000 cidades em todo o mundo descobriu que o número de pessoas-dia em que os habitantes são expostos a combinações extremas de calor e umidade triplicou desde a década de 1980.

Os autores dizem que a tendência, que agora afeta quase um quarto da população mundial, é o resultado combinado do aumento das temperaturas e do crescimento acelerado da população urbana.

O estudo foi publicado hoje no Proceedings of the National Academy of Sciences.

Pelo Earth Institute da Columbia University*

Nas últimas décadas, centenas de milhões se mudaram das áreas rurais para as cidades, que agora abrigam mais da metade da população mundial. Lá, as temperaturas são geralmente mais altas do que no campo, por causa da vegetação esparsa e concreto abundante, asfalto e outras superfícies impermeáveis que tendem a reter e concentrar o calor – o chamado efeito de ilha de calor urbana .

“Isso tem efeitos amplos”, disse o principal autor do estudo, Cascade Tuholske, pesquisador de pós-doutorado no Earth Institute da Columbia University. “Aumenta a morbidade e mortalidade. Impacta a capacidade de trabalho das pessoas e resulta em menor produção econômica. Agrava as condições de saúde pré-existentes ”.

Os pesquisadores combinaram imagens de satélite infravermelho e leituras de milhares de instrumentos terrestres para determinar as leituras máximas diárias de calor e umidade em 13.115 cidades, de 1983 a 2016. Eles definiram o calor extremo como 30 graus centígrados na chamada “temperatura global de bulbo úmido” escala, uma medida que leva em consideração o efeito multiplicador da alta umidade na fisiologia humana. Uma leitura de bulbo úmido de 30 é o equivalente aproximado de 106 graus Fahrenheit no chamado índice de calor “sensação real” – o ponto em que mesmo as pessoas mais saudáveis acham difícil funcionar ao ar livre por muito tempo, e o insalubre pode se tornar muito doente ou até mesmo morrer.

Para chegar a uma medida de pessoas-dia gastas em tais condições, os pesquisadores compararam os dados meteorológicos com estatísticas sobre as populações das cidades no mesmo período. Os dados populacionais foram fornecidos em parte pelo Centro de Rede Internacional de Informações sobre Ciências da Terra de Columbia, onde Tuholske está baseado.

A análise revelou que o número de pessoas-dia em que os moradores da cidade foram expostos passou de 40 bilhões por ano em 1983 para 119 bilhões em 2016 – um aumento de três vezes. Em 2016, 1,7 bilhão de pessoas estavam sujeitas a essas condições em vários dias.

O crescimento absoluto da população urbana foi responsável por dois terços do pico de exposição, enquanto o aquecimento real contribuiu com um terço. Dito isso, as proporções variaram de região para região e de cidade para cidade.

As cidades mais afetadas tendem a se agrupar nas latitudes baixas, mas outras áreas também estão sendo afetadas. A cidade mais atingida em termos de dias-pessoa foi Dhaka, a capital de Bangladesh em rápido crescimento; viu um aumento de 575 milhões de pessoas-dia de calor extremo durante o período de estudo. Só sua população em expansão – 4 milhões em 1983, para 22 milhões hoje – causou 80% do aumento da exposição. Isso não significa que Dhaka não viu um aquecimento substancial – apenas que o crescimento populacional foi ainda mais rápido. Outras grandes cidades que mostram tendências semelhantes de densidade populacional incluem Xangai e Guangzhou, na China; Yangon, Mianmar; Bangkok; Dubai; Hanói; Cartum; e várias cidades no Paquistão, Índia e Península Arábica.

Por outro lado, algumas outras grandes cidades viram quase metade ou mais de sua exposição causada apenas pelo aquecimento do clima versus crescimento populacional. Entre eles estão Bagdá, Cairo, Kuwait, Lagos, Calcutá, Mumbai e outras grandes cidades da Índia e Bangladesh. As populações das cidades europeias têm estado relativamente estáticas, de modo que o aumento da exposição nessas cidades foi impulsionado quase exclusivamente pelo aumento do aquecimento. Os pesquisadores descobriram que 17 por cento das cidades estudadas adicionaram um mês inteiro de dias de calor extremo ao longo do período de estudo de 34 anos.

“Muitas dessas cidades mostram o padrão de como a civilização humana evoluiu nos últimos 15.000 anos”, disse Tuholske, apontando que muitas estão localizadas em climas quentes, onde a umidade é fornecida por grandes sistemas fluviais. Isso os tornou atraentes para a agricultura e, eventualmente, para a urbanização. “O Nilo, o Tigre-Eufrates, o Ganges. Há um padrão para os lugares onde queríamos estar”, disse ele. “Agora, essas áreas podem se tornar inabitáveis. As pessoas realmente vão querer morar lá?”

Nos Estados Unidos, cerca de 40 cidades consideráveis tiveram uma exposição crescente, principalmente concentrada no Texas e na Costa do Golfo. Em muitos, as causas dos aumentos têm sido combinações variadas de aumento da população e aumento do calor. Isso inclui Houston, Dallas-Fort Worth, San Antonio e Austin, Texas, junto com Pensacola e outras cidades da Flórida. Em alguns, o crescimento populacional é o principal fator. Isso inclui Las Vegas; Savannah, Ga .; e Charleston, SC Em outros, é quase exclusivamente calor em alta: Baton Rouge, La .; Gulfport, Miss .; e Lake Charles e Houma, Louisiana. Um importante destaque: a cidade da baía de Providence, RI, onde o aumento da exposição foi de 93% devido ao clima mais quente e úmido.

Como o período coberto pelo estudo durou apenas 2016, os dados não incluíram a série de ondas de calor recordes que atingiram o noroeste dos EUA e o sul do Canadá neste verão, matando centenas de pessoas.

O estudo não é o primeiro a documentar os perigos do calor urbano excessivo; entre outros, no ano passado uma equipe separada do Earth Institute mostrou que combinações de calor e umidade literalmente além dos limites da sobrevivência humana ao ar livre surgiram brevemente em todo o mundo. O estudo mais recente liderado por Tuholske acrescenta à imagem, quantificando em um nível granular quantas pessoas estão sendo afetadas em cada local, e o grau em que a exposição está sendo impulsionada pela população versus clima. Os autores dizem que essas informações devem ajudar os planejadores urbanos a criar estratégias mais bem direcionadas para ajudar os cidadãos a se adaptarem.

Kristina Dahl, pesquisadora do clima da Union of Concerned Scientists, disse que o estudo “pode servir como um ponto de partida para identificar maneiras de resolver os problemas locais de calor”, como plantar árvores e modificar telhados com cores mais claras ou vegetação para que não o façam. t prender muito calor. “Este estudo mostra que serão necessários investimentos consideráveis e cuidadosos para garantir que as cidades continuem habitáveis em face do aquecimento do clima”, acrescentou.

Os outros autores do estudo são Kelly Caylor, Chris Funk, Stuart Sweeney e Pete Peterson da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara; Andrew Verdin e Kathryn Grace, da University of Minnesota Twin Cities; e Tom Evans, da Universidade do Arizona.

Referência:

Global urban population exposure to extreme heat
Cascade Tuholske, Kelly Caylor, Chris Funk, Andrew Verdin, Stuart Sweeney, Kathryn Grace, Pete Peterson, Tom Evans
Proceedings of the National Academy of Sciences Oct 2021, 118 (41) e2024792118; DOI: 10.1073/pnas.2024792118

Henrique Cortez *, tradução e edição.

Fonte: https://www.ecodebate.com.br/2021/10/05/exposicao-ao-calor-extremo-urbano-triplicou-nas-ultimas-decadas/


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.