Notice: Undefined offset: 0 in /home/dh_pztkek/ambientalsustentavel.org/wp-includes/capabilities.php on line 149

Aves são soltas na natureza após serem resgatadas, tratadas e estarem prontas para voar

Liberdade foi dada a dois tucanos, duas maritacas de cabeça azul, dois papagaios e um mutum.


Aves ganhando liberdade na Serra do Tepequém, em Roraima — Foto: PMBV/Divulgação
Aves ganhando liberdade na Serra do Tepequém, em Roraima — Foto: PMBV/Divulgação

Por G1 RR — Boa Vista

Sete aves tratadas pelo Bosque dos Papagaios, em Boa Vista, foram devolvidas à natureza nessa terça-feira (30). O ambiente escolhido foi a Serra do Tepequém, no município de Amajari, distante 210 km da capital.

Foram libertados dois tucanos, duas maritacas de cabeça azul, dois papagaios e um mutum. As tinham sido resgatadas ou apreendidas pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsável por escolher o local para dar a liberdade os pássaros.

Aves foram soltas após estarem reabilitadas — Foto: PMBV/Divulgação
Aves foram soltas após estarem reabilitadas — Foto: PMBV/Divulgação

Todas as aves estavam com a saúde 100% recuperada e prontas para voar. Antes de devolvê-los ao meio ambiente, um servidor do Bosque dos Papagaios participou de uma oficina sobre manejo de animais silvestres nos dias 29 e 30.

No Bosque dos Papagaios, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente recebe os animais e os reabilita, acompanhando caso a caso, até que estejam prontos para viverem livres e sem precisar da ajuda de humanos para sobreviver.

“O Cetas e o Bosque trabalham juntos no resgate e apreensão de animais. Por exemplo, quando alguém nos procura, nos resgatamos o animal e depois encaminhamos para o Ibama”, explicou o secretário-adjunto da Secretaria, Alexandre Santos.

Mutum sendo solto no Tepequém, em Roraima — Foto: PMBV/Divulgação
Mutum sendo solto no Tepequém, em Roraima — Foto: PMBV/Divulgação

Bosque dos Papagaios

Bosque dos Papagaios é reaberto para visitação em Boa Vista
Bosque dos Papagaios é reaberto para visitação em Boa Vista. Foto: Reprodução.

O Bosque dos Papagaios abriga diversas espécies de animais, principalmente aves, devido à extensão de floresta que o torna um “criadouro gigante”. Qualquer pessoa pode visitar o espaço sem agendar visita.

Além das aves, os visitantes podem ver mamíferos que também vivem nos criadouros, como paca, capivara, além de jabutis e iguanas que vivem soltos no ambiente. Também há pequenas trilhas para explorar as belezas do espaço, onde animais vivem em harmonia – é o caso da capivara e arara que se tornaram amigas inseparáveis.

Quem tem interesse em ir até o local pode aproveitar de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e nos sábados e domingos, das 14h às 18h.

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2021/12/01/aves-sao-soltas-na-natureza-apos-serem-resgatadas-tratadas-e-estarem-prontas-para-voar.ghtml