Tempestade em Santa Catarina deixa mortos e desaparecidos

Santa Catarina: Tempestade deixa 11 mortos e 20 desaparecidos Foto: CNN Brasil

por Giulia Alecrim*, da CNN, em São Paulo

Pelo menos sete pessoas morreram e 20 ficaram desaparecidas após as fortes chuvas que atingiram municípios de Santa Catarina na madrugada desta quinta-feira (17). Segundo a Defesa Civil estadual, entretanto, são seis vítimas no município de Presidente Getúlio e uma em Ibirama.

O Corpo de Bombeiros chegou a contabilizar 10 vítimas fatais, mas, depois, reviu o número de acordo com a Defesa Civil.

A Defesa Civil emitiu um alerta “de alto nível” para risco de deslizamentos na região do Alto Vale do Itajaí. As regiões de Médio Itajaí e Grande Florianópolis estão em nível de alerta moderado. Já no leste do Planalto Norte e Sul e toda região do Litoral Norte e Sul estão em observação.

O volume de chuva acumulado nas últimas 72h somam mais de 200 milímetros, sendo a região do Alto Vale do Itajaí a mais afetada.

A previsão ainda indica possibilidade de chuvas nas próximas 24 horas com acumulados que podem passar dos 50 milímetros.

Carros foram danificados em alagamento após tempestade em SCCarros foram danificados em alagamento após tempestade em Santa Catarina Foto: CNN Brasil

Os municípios de Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí estão com alerta de atenção para inundação nas próximas 2 horas.

Os temporais devem ser ainda mais fortes no sábado (19) e no domingo (20), com a formação de um intenso ciclone extratropical na costa da Argentina. Há risco moderado a alto para chuva forte com raios, rajadas de vento de até 65k/h e eventual queda de granizo.

(Sob supervisão de Paloma Souza)

CNN: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/12/17/tempestade-em-santa-catarina-deixa-mortos-e-desaparecidos