RJ: Operação apreende animais marinhos em risco de extinção

Ação teve como objetivo desarticular organização criminosa que coletava, armazenava e vendia espécies ameaçadas da fauna brasileira.

Uma ação em conjunto da polícia com o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) realizada nesta quarta-feira (7) teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que coletava, armazenava e vendia animais marinhos da fauna brasileira em risco de extinção.

A “Operação Poseidon” apreendeu animais que foram coletados ilegalmente na cidade de Marataízes, no Espírito Santo.

A quadrilha interestadual comercializava os seres vivos, retirados de corais, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Até o momento, 800 animais foram capturados.

De acordo com o delegado da DRFC (Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas), Vinícius Domingos, foram identificados revendedores e lojas. As pessoas que comprarem animais de forma ilegal respondem criminalmente na Justiça.

“Nós iniciamos as investigações há três meses através de materiais obtidos em redes sociais e anúncios em aplicativos de mensagem. Uma vez detectado que animais em risco de extinção estavam sendo vendidos de forma aberta demos início às diligências”, explicou.

Em nota, a Polícia Civil afirmou que “os animais serão encaminhados ao AquaRio, onde, após passarem por quarentena, serão expostos ao público com o compromisso de estarem servindo de conscientização e educação ambiental.”

*Estagiária do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.

https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/rj-operacao-apreende-animais-marinhos-em-risco-de-extincao-07102020