fbpx
Foto: Rob Ledger/Reuters

Praias da Austrália são cobertas com espuma do mar; fenômeno é causado por tempestade

Mau tempo e ventos fortes produziram uma grossa camada de espuma que invadiu o litoral de Queensland, no nordeste australiano. Especialistas alertam para o risco de ataques de serpentes do mar.

Espuma do mar cobre a praia de Froggy na costa dourada de Queensland, na Austrália, em 15 de dezembro de 2020 — Foto: Rob Ledger/Reuters

por G1

Os moradores do litoral de Queensland, na costa nordeste da Austrália, se depararam nesta semana com um fenômeno curioso provocado pelas fortes tempestades que atingem o país.

Na terça-feira (15), as praias da Costa Dourada amanheceram cobertas com uma grossa camada de espuma do mar arrastada pelo mau tempo, que cobre a região com chuvas e vento forte.

Já são cinco dias seguidos de tempestades que forçaram a evacuação de algumas áreas de risco no litoral do país.

Com um pequena trégua da chuva, os australianos resolveram aproveitar e mergulhar no meio da espuma, que não é tóxica, mas traz riscos.

Especialistas em vida marinha do país alertaram para o aparecimento de serpentes do mar. A Austrália tem 32 espécies diferentes desse animal – e todas elas são venenosas.

La Niña

Com a chegada do verão, a Austrália se prepara para ser atingida pelo fenômeno “La Niña”, tipicamente associado à maior intensidade de chuvas e ocorrência de ciclones tropicais.

Isso é um grande contraste com o verão passado, quando o país passou por longos períodos de seca e sofreu com incêndios florestais de grandes proporções.

O escritório de meteorologia da Austrália alertou que tempestades isoladas ainda podem gerar fortes precipitações, provocando enchentes.

G1: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/12/16/praias-da-australia-ficam-cobertas-por-espuma-do-mar.ghtml


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.