Pele de tilápia é usada no tratamento de animais queimados no Pantanal em MT

A técnica foi trazida por uma equipe da Universidade Federal do ceará, que veio para Mato Grosso ajudar animais machucados.

Por José Pereira, TV Centro América

Pele de tilápia é usada no tratamento de animais queimados no Pantanal em MT — Foto: TV Centro América

A pele de tilápia está sendo usada no tratamento de animais queimados no Pantanal em Mato Grosso. Um dos ‘pacientes’, uma anta de 3 meses, está lutando pela vida. Ela foi resgatada no Pantanal com as patas queimadas.

No tratamento, os veterinários estão aplicando a pele de tilápia nas partes atingidas pelo fogo. A técnica foi trazida por uma equipe da Universidade Federal do ceará, que veio para Mato Grosso ajudar animais machucados.

Depois de ser sedado e anestesiado o filhote de anta está recebendo as primeiras avaliações pelos médicos veterinários. A expectativa é que com a aplicação das peles de tilápia os ferimentos se recuperam e cicatrizem mais rápido.

Segundo a médica veterinária Beatriz Costa, o tratamento tem atuação de colágeno da pele da tilápia. Dessa forma, o animal não desidrata tanto e também impede ou minimiza o risco de infecção.

G1 – Mato Grosso https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2020/10/10/pele-de-tilapia-e-usada-no-tratamento-de-animais-queimados-no-pantanal-em-mt.ghtml