fbpx
Plantio de Acácias pode ajudar a recuperar solos degradados, Pnud Chad/Jean Damascene Hakuzim

Importância da biodiversidade do solo para produção alimentar

Relatório aponta que degradação do solo afeta pelo menos 3,2 bilhões de pessoas ou 40% da população mundial; FAO diz que manejo sustentável do solo é vital para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

Tecnologias podem ajudar a utilizar os solos de forma mais sustentável, FAO/Tanzania
Tecnologias podem ajudar a utilizar os solos de forma mais sustentável, FAO/Tanzania

por Ecodebate

Um novo relatório da agência mostra que os organismos do solo desempenham um papel crucial na produção de alimentos, preservação da saúde humana, recuperação de locais poluídos e combate à mudança climática. Mas a contribuição do solo continua subestimada,

Em comunicado, a vice-diretora-geral da FAO, Maria Helena Semedo, disse que “a biodiversidade do solo e o manejo sustentável são pré-requisitos para o cumprimento de muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

Os solos são um dos principais reservatórios globais de biodiversidade.

Eles hospedam mais de 25% da diversidade biológica mundial. Além disso, mais de 40% dos organismos vivos em ecossistemas terrestres estão associados aos solos durante seu ciclo de vida.

Segurança alimentar

O papel dessa biodiversidade é fundamental para a agricultura e a segurança alimentar.

Os microrganismos que vivem nos solos, por exemplo, transformam compostos liberando nutrientes para alimentar as plantas. Essas transformações também são vitais para a filtração, degradação e imobilização de contaminantes.

A diversidade contribui também para melhorar o controle, prevenção ou supressão de pragas e patógenos.

Ameaças

Plantio de Acácias pode ajudar a recuperar solos degradados, Pnud Chad/Jean Damascene Hakuzim
Plantio de Acácias pode ajudar a recuperar solos degradados, Pnud Chad/Jean Damascene Hakuzim

Todas essas funções ​​podem ser ameaçadas por atividades humanas, mudanças climáticas e desastres naturais.

O uso excessivo e impróprio de agroquímicos é um dos principais fatores. Outros exemplos incluem desmatamento, urbanização, intensificação agrícola, perda de matéria orgânica, impermeabilidade da superfície, acidificação do solo, poluição, salinização, incêndios florestais, erosão e deslizamentos de terra.

Soluções baseadas na natureza podem ter um papel significativo para mitigar a mudança climática.

Os microrganismos que vivem no solo desempenham um papel fundamental no sequestro de carbono e na redução das emissões de gases de efeito estufa. Parte das emissões podem ser absorvidas pelas plantas e armazenada no solo através de decomposição microbiana, o que permite a retenção do carbono por longos períodos de tempo.

Esta biodiversidade também apoia a saúde humana, direta e indiretamente, através da regulação de doenças e da produção de alimentos.

Pragas

Degradação dos solos tem impato em migrações e insegurança alimentar, PMA/James Belgrave
Degradação dos solos tem impato em migrações e insegurança alimentar, PMA/James Belgrave

Diversas bactérias e fungos são usados ​​na produção de molho de soja, queijo, vinho e outros alimentos e bebidas fermentados. A relação entre as raízes das plantas e a biodiversidade do solo permite que as plantas gerem produtos químicos, como antioxidantes, que as protegem de pragas e outras ameaças.

Quando as pessoas consomem essas plantas, elas se beneficiam desses antioxidantes, estimulando seu sistema imunológico e contribuindo para a regulação hormonal.

Esses microrganismos também podem ajudar a prevenir doenças inflamatórias crônicas, incluindo alergia, asma, doenças autoimunes, inflamatórias intestinais e depressão.

Além disso, desde o início dos anos 1900, muitos medicamentos e vacinas foram derivados de organismos do solo, como é o exemplo de antibióticos bem conhecidos como a penicilina.

Segundo a FAO, com o aumento de doenças causadas por microrganismos resistentes, este recurso tem um enorme potencial para fornecer novos medicamentos para combatê-los.

Futuro

Projeto em Cuba, apoiado pela ONU, de recuperação de solos, Pnud
Projeto em Cuba, apoiado pela ONU, de recuperação de solos, Pnud

De acordo com o relatório, a adoção de práticas sustentáveis ​​ pelos agricultores continua sendo baixa devido à falta de suporte técnico e incentivos.

A publicação também destaca a necessidade de promover tecnologias inovadoras, como novas técnicas moleculares que permitem uma melhor compreensão dos organismos do solo.

Neste Dia Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, também destacou a importância deste recurso para a vida humana.

Impacto

Em comunicado, o especialista em solo da agência, Abdelkader Bensada, disse que os humanos “dependem e continuaram a depender dos serviços ecossistêmicos fornecidos pelos solos.”

Segundo o Pnuma, a poluição do solo tem um impacto adverso na segurança alimentar de duas maneiras. Primeiro, reduzindo o rendimento das safras devido aos níveis tóxicos dos contaminantes. Segundo, porque as safras de solos poluídos não são seguras para consumo por animais e humanos.

A poluição também pode fazer com que a qualidade do solo diminua com o tempo. Atualmente, a degradação da terra e do solo está afetando pelo menos 3,2 bilhões de pessoas, cerca de 40% da população mundial.

Ecodebate: https://www.ecodebate.com.br/2020/12/08/importancia-da-biodiversidade-do-solo-para-producao-alimentar/


Publicado

em

, , ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.