fbpx

Sustentar 2018 foca em inovação tecnológica aliada à sustentabilidade

Desafios globais, soluções e o futuro tecnológico sustentável é o tema do 11o Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, dia 23 de novembro, na sede do Sebrae MG. O evento conta com patrocínio das empresas AcelorMittal, Gerdau, Belotur, Cenibra e Vallourec, além do apoio e parceria de outras.

Considerado um dos eventos mais importantes da América Latina sobre sustentabilidade, o fórum prevê, além de painéis simultâneos, sessões de imersão criativa e experiencial, com a participação de startups de tecnologias sustentáveis, em parceria com grandes empresas, que irão apresentar soluções inovadoras, demonstrando como o conceito de sustentabilidade pode ser aplicado à rotina do setor produtivo. A programação do evento contará também, pela primeira vez, com o Hackaton Sustentar, realizado nos dias 10 e 11 de novembro, quando equipes desenvolveram propostas e projetos customizados com foco em inovação e sustentabilidade.

Um dos objetivos do 11º Sustentar – cujas inscrições gratuitas podem ser feitas pelos sites www.sustentar.net e https://www.sympla.com.br/11-sustentar__387973  é proporcionar, por meio de mesas redondas, debates e workshops, o ambiente propício para o compartilhamento de soluções para os desafios globais do modelo econômico atual. O evento dinâmico prevê a participação de 3.500 pessoas, que participarão de atividades conduzidas por palestrantes e especialistas em sustentabilidade.

“O Sustentar é uma excelente oportunidade para desenvolver um novo olhar e uma postura mais consciente diante da construção de um modelo econômico harmônico, que permita o desenvolvimento sustentável e que garanta que progresso socioeconômico e preservação ambiental caminhem lado a lado”, afirma Jussara Utsch, diretora-executiva do Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental.

Entre os temas em discussão, a tecnologia em prol da sustentabilidade tem destaque, uma vez que é preciso que os setores produtivos busquem novos modelos de negócios frente à crescente inovação do setor. Também serão abordados temas como economia circular, precificação do carbono, mercado sustentável e futuro, mudanças positivas em comunidades, ecoturismo e outros.

Bioenergia Social

Outro destaque da programação do 11o Sustentar será a apresentação do programa Gerdau Bioenergia Social, feito em parceria com a startup Bchem Biocombustíveis, que produz biodiesel a partir do óleo de cozinha usado. Os participantes do evento poderão levar o material para ser transformado no local, como forma de participar e apoiar o projeto.

Hackaton Sustentar

O Hackathon Sustentar vai selecionar ideias de soluções inovadoras para os desafios globais do desenvolvimento sustentável, com ênfase em quatro áreas: Produção de Aço com Baixa Pegada de Carbono; Reciclagem Urbana; Economia Circular aplicada à Indústria do Aço e Economia circular com foco na mineração (aplicação de estéreis de mina, rejeito de barragens, dentre outros).

A maratona de programação das soluções inscritas acontece nos dias 10 e 11 de novembro no Lemonade, na Unidade Administrativa II UFMG, Rua Professor Amílcar Viana Martins, s/no, com o Demoday (apresentação dos projetos) no dia 23 de novembro, na abertura do Sustentar 2018. Serão selecionadas três equipes vencedoras que, além de prêmios num valor total de R$ 6 mil, terão orientação de profissionais especializados e contarão com acompanhamento de mentoria para o desenvolvimento das ideias e prototipagem.

“A proposta do Hackathon é funcionar como uma fase inicial no desenvolvimento de uma incubadora de empresas focadas em sustentabilidade, o SUSTENTAR.LAB. Esse é o primeiro passo de um projeto duradouro”, diz Roberto Fagundes, diretor de relações institucionais do Instituto Sustentar.

http://envolverde.cartacapital.com.br/sustentar-2018-foca-em-inovacao-tecnologica-aliada-a-sustentabilidade-2/

Publicado

em

, , , ,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.