fbpx

Carbono como moeda

Como a precificação de carbono já está sendo utilizada por negócios e governos para estimular a inovação, decidir investimentos e fortalecer a competitividade na nova economia do clima

Os efeitos das mudanças climáticas são cada vez mais sentidos nas diferentes esferas da vida e em todo o globo. O aumento das temperaturas causado pelas atividades humanas tem desequilibrado ecossistemas, levando espécies à extinção e multiplicando ameaças para saúde, segurança energética, alimentar e hídrica a ponto de ser classificado no topo da lista de riscos globais do Fórum Econômico Mundial. Ao mesmo tempo que o sistema econômico é parte desse problema – uma vez que o preço que pagamos por produtos e serviços não reflete os impactos socioambientais causados ao longo de seus ciclos de vida – já começa a ser parte da solução à medida que sinais de preço para as emissões de gases de efeito estufa começam a ser adotados em diferentes países.

Assista ao vídeo sobre precificação de carbono para saber mais

Conhecida como precificação de carbono, essa proposta consiste em atribuir um custo aos impactos gerados pelo aumento de gases de efeito estufa na atmosfera, causado pela queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra para a produção dos insumos, manufatura, distribuição e consumo dos produtos e serviços que consumimos.

A precificação de carbono já é uma realidade em 42 países e 25 governos subnacionais com sistemas de comércio de emissões e/ou tributação de carbono implantados ou adotados oficialmente com data para iniciar operação[1]. Essas 67 jurisdições representavam em novembro de 2017 quase metade da economia global, e suas iniciativas de precificação cobrem 15% das emissões globais de GEE, ou 8 bilhões de tCO2e. Com a oficialização em dezembro de 2017 do sistema nacional de comércio de emissões (cap and trade) na China – cuja operação deve começar até o fim de 2018 –, as iniciativas de precificação ampliarão sua cobertura para 20% a 25% das emissões globais de gases de efeito estufa.

http://envolverde.cartacapital.com.br/carbono-como-moeda/

Publicado

em

, , , ,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.