fbpx

ONU pede apoio a sistema multilateral ‘forte e eficaz’

ONU e organismos multilaterais demonstram espanto pelo orçamento enviado pelo presidente norte-americano Donald Trump, que corta verbas de cooperação internacional e reforça orçamento militar

“A comunidade internacional enfrenta enormes desafios globais que só podem ser enfrentados por um sistema multilateral forte e eficaz, do qual as Nações Unidas continuam a ser o pilar fundamental”, diz o comunicado do porta-voz do secretário-geral da ONU.

O porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas, Stéphane Dujarric, emitiu uma nota nesta quinta-feira (16) informando ter tomado conhecimento do projeto de orçamento de 2018 enviado pelo governo dos Estados Unidos ao Parlamento norte-americano. A proposta ainda passará por um longo processo orçamentário até ser aprovado, observou o comunicado da ONU.

António Guterres, Secretário Geral da ONU

“O secretário-geral [António Guterres] agradece o apoio que os Estados Unidos deram às Nações Unidas ao longo dos anos como o maior contribuinte financeiro da Organização”, diz o comunicado.

“O secretário-geral está totalmente empenhado em reformar as Nações Unidas e garantir que a Organização esteja adequada para seus fins e para a entrega de resultados da forma mais eficiente e eficaz em termos de custos. No entanto, cortes abruptos de financiamento podem forçar a adoção de medidas ad hoc [com finalidades específicas] que minarão o impacto dos esforços de reforma no longo prazo”, acrescentou o comunicado da ONU.

O secretário-geral afirmou estar “pronto para discutir com os Estados Unidos e com qualquer outro Estado-membro a melhor forma de criar uma organização mais eficaz em termos de custos para prosseguir os nossos objetivos e valores comuns”.

“O secretário-geral subscreve plenamente a necessidade de combater eficazmente o terrorismo, mas acredita que isso exige mais do que despesas militares. É também necessário abordar os fatores subjacentes ao terrorismo através de investimentos contínuos na prevenção de conflitos, na resolução de conflitos, na luta contra o extremismo violento, na manutenção da paz, na construção da paz, no desenvolvimento sustentável e inclusivo, no reforço e no respeito dos direitos humanos, bem como nas respostas em tempo ágil para as crises humanitárias.”

“A comunidade internacional enfrenta enormes desafios globais que só podem ser enfrentados por um sistema multilateral forte e eficaz, do qual as Nações Unidas continuam a ser o pilar fundamental”, conclui o comunicado.

Fonte: Envolverde

http://www.envolverde.com.br/1-1-canais/ips-rede/onu-pede-apoio-sistema-multilateral-forte-e-eficaz/


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.