fbpx

Mais de 60 tartarugas nascem durante a noite em praia de Vitória

Mais de 60 tartarugas cabeçudas nasceram, nesta terça-feira (7), por volta das 20h30, na Praia de Camburi, próximo ao Quiosque 1, em Vitória. As imagens mostram as tartarugas minutos depois de saírem dos ovos.

Em dezembro de 2016, cerca de 118 filhotes de tartarugas da espécie cabeçuda foram encontradas na Praia de Camburi, em Vitória, nessa segunda-feira (26). Biólogos e banhistas ajudaram os pequenos animais a ganharem o mar. É o segundo ninho encontrado na praia da capital.

Na época, de acordo com o Projeto Tamar, ao todo, haviam sido depositados mais de 120 ovos no ninho. O biólogo Tommy Magalhães, disse que foram até o local logo que receberam a informação. “Quando chegamos, muitas pessoas já haviam levado vários filhotes para o mar. Os poucos outros que encontramos, ajudamos na liberação”, disse.

Segundo o biólogo Paulo Rodrigues, alguns filhotes que ainda estavam no ninho e não chegaram ao mar foram levados para o Projeto Tamar, em Vitória. “Trazemos eles para cá, para as pessoas poderem conhecer. Irão ficar um tempo aqui e depois eles serão soltos”, afirmou.

Tommy conta que o ninho passou despercebido. “Não tínhamos o monitoramento desse ninho. E nem o conhecimento desses filhotes”, explicou.

Praia urbana
Apesar de a Praia de Camburi ser considerada uma praia urbana, é um bom sinal as desovas no local, segundo Paulo Rodrigues. Mas é preciso ficar alerta.

“Acreditamos que isso seja bom. Assim a população de tartarugas está aumentando. Por outro lado temos que controlar as ameaças, o lixo, a iluminação. Temos a esperança de melhorar o ambiente”, afirmou.

O biólogo explica ainda que as desovas estão acontecendo por conta da quantidade de tartarugas e também por conta do desequilíbrio ambiental em outras praias.

“Foi uma surpresa para nós, porque aqui não é uma área típica reprodutiva. A população das tartarugas está cada vez mais crescente. Algumas praias têm sofrido com a erosão, outras acumulado areia, então os animais procuram essas faixas de areia para se reproduzir”, disse.

Fonte:G1

 http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2017/03/mais-de-60-tartarugas-nascem-durante-noite-em-praia-de-vitoria.html


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.