fbpx
Mais uma reserva é criada com o apoio do Programa de Incentivo às RPPNs

Mais uma reserva é criada com o apoio do Programa de Incentivo às RPPNs

Através da portaria de n° 176 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi criada no fim de março a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Rio Vermelho, com 22,91 hectares. Situada no município de Bananal (SP), a RPPN Rio Vermelho é mais uma dentre as reservas apoiadas pelo Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica, tendo sido contemplada no quarto edital do Programa.

Confira detalhes da nova RPPN emhttp://sistemas.icmbio.gov.br/simrppn/publico/detalhe/805/.

O que é uma RPPN?

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, que decide transformar sua terra em uma reserva e assume compromisso com a conservação da natureza.

As RPPNs são importantes para proteger as riquezas naturais e ambientes históricos, além de ajudar na preservação da água, na regulação do clima, na limpeza do ar, no desenvolvimento de pesquisas científicas dentre outros serviços ambientais. Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento.

Dessa forma, muitas RPPNs geram renda e conhecimento em sua região, com atividades como ecoturismo, educação ambiental e artesanato.

O Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica apoia através de editais os proprietários interessados em criar suas reservas particulares. O programa é uma iniciativa da Aliança para Conservação da Mata Atlântica, uma parceria entre as ONGs Fundação SOS Mata Atlântica e CI-Brasil. Saiba mais:

Programa de Incentivo às RPPNs
Como participar
Outras informações: www.reservasparticulares.org.br ewww.icmbio.gov.br/portal/servicos/crie-sua-reserva.html

(SOS Mata Atlântica)

Mais uma reserva é criada com o apoio do Programa de Incentivo às RPPNs
Mais uma reserva é criada com o apoio do Programa de Incentivo às RPPNs

Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.