fbpx
Horta de mil metros quadrados cobre terraço de shopping em São Paulo

Horta de mil metros quadrados cobre terraço de shopping em São Paulo

O Shopping Eldorado, em São Paulo, destaca-se no cenário urbano da Marginal Pinheiros ao transformar seu terraço em uma horta de mil metros quadrados. O espaço coberto de concreto e propício a acumular calor, agora produz berinjelas, jiló, alfaces etc, que vão parar nos pratos dos funcionários.

A construção de hortas em telhados, além do ganhar com a produtividade do alimento, ajuda na redução do efeito de concentração de calor e no sequestro de carbono, já que hortaliças adoram CO2, gás presente em abundância em grandes centros urbanos.

O legal também é que o adubo, que faz com que as plantas se desenvolvam, é fruto do desperdício na praça de alimentação do Eldorado. De acordo com o Plante Sustentável, o empreendimento utiliza 14 toneladas de adubo por mês, todo ele proveniente da reciclagem de 25% das 300 toneladas de lixo geradas no local mensalmente.

Segundo o engenheiro agrônomo, Rui Signori, a compostagem é utilizada há um ano e seu processo foi acelerado para 3 horas, em vez de 180 dias, graças a duas enzimas que auxiliam na aceleração da decomposição.

Até ao final do ano, Signori pretende cobrir todo o teto, que possui 9.800 metros quadrados. O projeto custa R$12 mil por mês. “Daqui cinco anos, vai ser praticamente inviável mandarmos lixo para o aterro devido às taxas. Quando o projeto ganhar corpo, teremos uma grande economia”, prevê o técnico de operações Tiago de Lima Silva.

Além disso, o shopping pretende futuramente diminuir em um grau a temperatura interna do local.

Horta de mil metros quadrados cobre terraço de shopping em São Paulo
Horta de mil metros quadrados cobre terraço de shopping em São Paulo

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Horta de mil metros quadrados cobre terraço de shopping em São Paulo”

  1. Avatar de ana abelha
    ana abelha

    Excelente iniciativa! Gostaria que outros shoppings fizessem o mesmo. É ganha ganha para todos! Boa idéia para o Shopping Ibirapuera, que tem bastante espaço no terraço, e muitos outros. Parabéns para o Shopping Eldorado! Por favor disseminem essa prática!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.