fbpx
Estônia tem primeira rede nacional de recarga de elétricos

Estônia tem primeira rede nacional de recarga de elétricos

Em um momento de elevação dramática nas emissões de gases de efeito estufa e de maciços investimentos em combustíveis fósseis, a Estônia deu um passo notável rumo a adoção de tecnologias limpas. Esse pequeno país báltico é o primeiro do mundo a implementar uma rede nacional de recarga de carros elétricos.

A instalação de 165 estações de recarga rápidas, que começou no verão de 2012 e foi finalizada na semana passada, vai atender a uma frota de 650 veículos movidos a eletricidade no país. As estações estão estratégicamente distribuídas ao longo das estradas entre as cidades a uma distância de 40 a 60 km.

Os motoristas poderão recarregar até 90% da bateria do carro em menos de 30 minutos, pagando entre 2,5 e 5 euros por carga. Na prática, dependendo do modelo, uma única carga permite rodar até 140km ao custo de 13 reais.

Com a rede de carregadores rápidos, os usuários não precisam se preocupar com a falta de energia durante suas viagens e também poderão contar com um sistema de pagamento nacional unificado.

A expectativa do governo estoniano é que, com essa estrutura, mais pessoas optem por veículos elétricos, menos poluentes que os modelos tradiconais.

Incentivo extra

Além de ter uma rede nacional de carregamento rápido, a Estônia promove uma rápida implantação de veículos elétricos fornecendo apoio direto aos indivíduos e empresas privadas, com incentivos que podem chegar a 50% do preço total de compra do carro elétrico. Novos proprietários de modelos ecológicos também podem solicitar um suporte de mil euros para a criação de um sistema recarga em casa.

Fonte: Exame

Estônia tem primeira rede nacional de recarga de elétricos
Estônia tem primeira rede nacional de recarga de elétricos

Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.