fbpx
Estados Unidos nega que pesticidas tenham relação com extermínio de abelhas

Estados Unidos nega que pesticidas tenham relação com extermínio de abelhas

Quatro dias após a Comissão Europeia aprovar a suspensão por dois anos de três pesticidas neonicotinóides (tioametoxam, imidacloprid e clotianidin) que foram considerados perigosos para a população de abelhas, o governo dos EUA afirmou que não há nenhuma relação clara entre os agrotóxicos e a exterminação dos insetos, segundo o jornal britânico The Guardian.

O Departamento de Agricultura e a Agência de Proteção Ambiental (EPA) divulgaram um relatório afirmando que a culpa principal da queda das populações de abelhas é do ácaro parasita Varroa destructor. Segundo o administrador da agência, Bob Perciasepe, o declínio da saúde das abelhas é um problema complexo, causado por uma combinação de fatores de estresse, como os vírus, bactérias, genética e nutrientes pobres.

A EPA pede mais pesquisas para verificar o nexo de causalidade entre o uso de pesticidas e as mortes de abelhas.

Europa

Os pesticidas serão suspensos na União Europeia a partir de dezembro. O comissário europeu para a Saúde e Defesa do Consumidor, Tonio Borg, afirmou que as abelhas são vitais para o ecossistema do continente, contribuindo com mais de 22 mil milhões de euros anuais para a agricultura europeia.

Quinze Estados-membros da UE votaram a favor da suspensão, oito foram contrários e quatro preferiram abstiver-se. Foram a favor: Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Estónia, Chipre, Letônia, Luxemburgo, Eslovênia, Malta, Holanda, Polônia e Suécia. Já Reino Unido, Itália, Portugal, República Checa, Áustria, Hungria, Romênia e Eslováquia foram contrários sob o argumento de que a medida prejudicará a produção de alimentos

A decisão ocorreu após a Autoridade Europeia para Segurança Alimentar (AESA) solicitar a suspensão dos neonicotinóides depois que uma análise detectou que os pesticidas representam uma série de riscos às abelhas.

(EcoD)

Estados Unidos nega que pesticidas tenham relação com extermínio de abelhas
Estados Unidos nega que pesticidas tenham relação com extermínio de abelhas

Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.