fbpx
Comitê repudia decisão da ANA de reduzir vazão dos reservatórios do São Francisco

Comitê repudia decisão da ANA de reduzir vazão dos reservatórios do São Francisco

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco divulgou nesta quinta-feira (11) nota pública em que lamenta a decisão da Agência Nacional de Águas – ANA de reduzir a descarga mínima defluente dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, no rio São Francisco. A redução – de 1300 m3/s para 1.100m3/s – deverá causar “consideráveis impactos ao meio ambiente e aos usuários e populações, sobretudo do Submédio e do Baixo São Francisco”. A redução das vazões resultou de um pleito apresentado à ANA pelo setor elétrico, através do Operador Nacional de Sistema – ONS.

Na Nota Pública, o CBHSF considera ainda “lamentável” a forma impositiva através da qual os detentores do uso energético das águas franciscanas impõem a primazia das suas necessidades, “sem apresentar uma base técnica convincente para a oportunidade de adoção de medida tão extrema, sem inclusão, no processo decisório, do CBHSF e do universo dos demais usuários da água e sem demonstrar qualquer inclinação para a indenização dos prejuízos”.

De acordo com o documento, serão seriamente prejudicados com a medida os irrigantes, pescadores, aquicultores, companhias municipais ou estaduais de abastecimento de água, companhias de navegação e outros segmentos que dependem do São Francisco para sua subsistência e para a normalidade de suas atividades sócio-econômicas.

Finalizando a Nota Pública, assinada pelo presidente da entidade, Anivaldo Miranda, o Comitê conclama a todos os seus membros, bem como a todas as populações ribeirinhas, governos estaduais e municipais envolvidos “a se mobilizarem para reverter a redução anunciada, debater em profundidade o problema a ser causado por essa redução de vazões no Velho Chico, contabilizar todos os prejuízos causados por ela, criar amplas articulações de usuários para acompanhá-la e exigir do setor elétrico uma solução definitiva que evite sua repetição”. As informações são da Assessoria de Comunicação do CHBSF.

Fonte: Gazzeta

Comitê repudia decisão da ANA de reduzir vazão dos reservatórios do São Francisco
Comitê repudia decisão da ANA de reduzir vazão dos reservatórios do São Francisco

Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.