fbpx

Casal planeja dar a volta ao mundo com veículo movido a óleo de cozinha

A cineasta portuguesa Rita Bragança e o chefe de cozinha uruguaio Leandro Fans vão sair de Portugal para dar a volta ao mundo a bordo de um veículo abastecido com óleo de cozinha. Ao longo de dois anos, a dupla promete passar por 50 países e ter experiências de vida sustentável.

Batizada de Green Brick Road, a expedição vai passar por localidades rurais a fim de promover ações de voluntariado e, principalmente, propor o uso do óleo de cozinha como alternativa aos combustíveis fósseis.

O veículo utilizado pela dupla é um Mercedes 307D, cujo motor conta com um mecanismo que transforma o óleo usado em combustível. Antes de ser injetado no furgão, o óleo é limpo e filtrado, sem adição de químicos diluentes. Assim, o material descartado nas residências é queimado no motor e devolve à atmosfera apenas os gases que foram emitidos pelas plantas. Em outras palavras, somente o gás carbônico é reenviado à atmosfera.

A dupla é a favor do reuso do óleo de cozinha, mas é contrária à plantação de vegetais apenas para a produção de combustível, medida que pode fortalecer o agronegócio, intensificar o desmatamento e ainda desestimular a reciclagem do óleo de cozinha nas casas. “O óleo que iremos usar é produzido originalmente como produto alimentar e usado como combustível apenas quando considerado resíduo”, afirma o casal.

Nas zonas rurais, o casal aventureiro espera aprender lições de vida sustentável e contribuir para o desenvolvimento das pequenas comunidades. “Dividimos um enorme prazer em viajar e aprender, não só com pessoas que possuem costumes e diferentes aos que estamos habituados, mas também com a natureza em toda a sua força”, finaliza a dupla.

* Com informações do Greensavers e do Diário de Notícias de Portugal.

(CicloVivo)


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.