Brasileiro inventa controle remoto recarregável à luz solar

Pensando em criar um controle remoto que não necessite ser carregado por pilhas ou baterias, o inventor José Carlos Bedran desenvolveu um “Dispositivo móvel recarregável à luz solar”

No mercado, é enorme a variedade de televisores, aparelhos de som, computadores e equipamentos de ar condicionados, sendo que todos estes produtos têm algo em comum: o controle remoto.

Criado em 1956, com a finalidade de permitir que o usuário mude de freqüência, canal ou estação, através de certa distância, sem ter a necessidade de se aproximar do aparelho, proporcionando maior conforto e tranquilidade aos usuários.

Até hoje, todos os controles existentes no mercado necessitam de pilhas ou baterias para funcionarem, sendo que quando elas acabam o desconforto para o usuário é grande.

Pensando em criar um controle remoto que não necessite ser carregado por pilhas ou baterias, o inventor José Carlos Bedran desenvolveu um “Dispositivo móvel recarregável à luz solar”. Um controle remoto para aparelhos eletrônicos geral, com uma placa que faz a captação da luz solar e iluminação ambiente convencional e a transforma em energia que alimenta o controle remoto.

Possui ainda uma placa interna que armazena a energia durante o dia, permitindo que o controle remoto funcione com a energia armazenada, evitando a utilização de baterias ou pilhas convencionais.

O projeto, além de poder ser desenvolvido em diversos formatos e tamanhos, pode ser uma excelente propaganda para o empresário que aderir à ideia, pois estará contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

O inventor, Bedran, está em busca de parceiros para ajudar a desenvolver modelos.

“O interessante deste projeto é que pode ser utilizado para diversas finalidades diferenciadas, além de possuir também, uma placa para captação de energia solar e até mesmo iluminação interna convencional”, afirma.

Fonte: Exame.com