fbpx

Nuvem gigante de poeira causa transtornos na África ocidental

Nuvem gigante de poeira causa transtornos na África ocidental
Nuvem gigante de poeira causa transtornos na África ocidental
Uma nuvem de pó saariana com milhares de quilômetros de extensão ofuscou o sol e impediu voos em todo o oeste da África, na pior tempestade de areia a atingir a região em dois anos.

Uma imagem por satélite da Nasa mostrou uma coluna marrom-amarelada do norte do Saara ocidental até o Mali.

Moradores da capital da Mauritânia, Nuakchott, cobriram os rostos com véus ou ficaram dentro de casa enquanto os motoristas ligavam os faróis no meio do dia para enxergar através da névoa. A tempestade, que começou em 6 de fevereiro, deixou camadas grossas de poeira nas calçadas e nas vitrines das lojas.

“Eu estou comendo areia nos últimos dois dias”, disse Lea Polony, uma empresária em Nuakchott. “Os locais aonde vou trabalhar foram abandonados por funcionários e clientes”.

No vizinho Senegal, o aeroporto Leopold Sedar Senghor cancelou mais de uma dezena de voos na terça-feira, depois que partículas de pó obscureceram o sol e reduziram a visibilidade para menos de 400 metros.

Um meteorologista disse que a poeira vinha na maior parte do noroeste do Saara, provocada pelo chamado Harmattan, um vento sazonal que ocorre durante o inverno no hemisfério norte.

“Esse é um fenômeno anual durante o Harmattan, mas a última vez que vimos uma nuvem de poeira como esta foi em 2010”, disse Mamina Kamara, da Agência de Meteorologia do Senegal. “Esperamos que comece a levantar amanhã”.

O Ministério do Meio Ambiente do Senegal disse na quarta-feira que a qualidade do ar continuava “ruim” em Dacar – um aglomerado urbano de 4 milhões de pessoas -, o que representa um risco para a saúde.

RICHARD VALDMANIS – REUTERS
(Reportagem adicional de Laurent Prieur em Nuakchott e Diadie Ba em Dacar)
Retirado do site: estadao.com.br


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.