fbpx
Cetesb confirma contaminação de área onde funcionava hangar da Vasp no Aeroporto de Congonhas

Cetesb confirma contaminação de área onde funcionava hangar da Vasp no Aeroporto de Congonhas

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) confirmou que a área no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que era usada pela Viação Aérea de São Paulo (Vasp), está contaminada. A Cetesb solicitou à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) que faça um estudo detalhado para descobrir com exatidão os tipos de contaminantes presentes no solo.

“O terreno, que abrigava o hangar de manutenção de aeronaves e pintura, área de abastecimento de combustível para veículos com tanques subterrâneos e oficina de galvanoplastia, está contaminado por substâncias químicas, resultantes de todos os processos que ocorreram na área, incluindo o de manutenção de aeronaves, sistemas de coleta e tratamento de efluentes, tanques ou áreas de armazenagem de matérias-primas”, disse a Cetesb em nota.

Além de fazer um estudo detalhado, a Infraero terá de apresentar ainda um relatório de avaliação de riscos. Com base nos documentos, a Cetesb irá decidir qual será a melhor ação para a remediação dos poluentes e recuperação do local.

A Infraero informou, por meio da assessora de imprensa, que publicou, em 6 de julho, um edital para as empresas interessadas em fazer a avaliação de riscos ambientais no terreno, de 170 mil metros quadrados, onde funcionava o hangar da extinta Vasp.

De acordo com a estatal, no dia 1º de agosto foi aberta licitação pública para a tomada de preços e definição da empresa selecionada, com prazo de 90 dias. A ganhadora da licitação terá 15 meses ou 455 dias para dar o seu parecer.

Segundo a Infraero, há interesse em usar a área para a ampliação do aeroporto. No entanto, a estatal ressalta que Congonhas não está entre os terminais que serão ampliados visando à Copa do Mundo de 2014.

No local contaminado estavam estacionadas nove aviões da falida Vasp, que começaram, há um ano, a serem desmontados. O processo de desmonte está sendo concluído. As partes dos sete aviões Boeing 737-200 e dois Airbus A-300 foram vendidas como sucata em leilões. A Vasp teve a falência decretada em 2008, mas os aviões estavam parados há pelo menos três anos. O dinheiro obtido com o leilão foi destinado à massa falida da Vasp, ou seja, aos credores da companhia.

Fonte: Agência Brasil

FanPage AmbientalSustentávelCurta nossa página do facebook
Cetesb confirma contaminação de área onde funcionava hangar da Vasp no Aeroporto de Congonhas
Cetesb confirma contaminação de área onde funcionava hangar da Vasp no Aeroporto de Congonhas

Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.