fbpx

Bons exemplos não faltam para o Brasil

Uma usina no Sul da Espanha gera tanto eletricidade, quanto resultados positivos para o meio ambiente: a primeira usina do mundo movida inteiramente pela energia do Sol.
Ela usa radiação solar em estado puro, concentrada em um único ponto. O calor natural aquece a água, que vira vapor a 400ºC, e vai para dentro de uma torre de 160 metros para mover as turbinas que produzem energia elétrica, sem poluir o meio ambiente.
Novecentos espelhos gigantes se movem lentamente como girassóis, sempre alinhados com o Sol para refletir o máximo de luz, direto para a torre de captação. É a maior usina solar com produção de energia em escala comercial do mundo.
Abastece 180 mil casas, uma cidade do tamanho de Sevilha, que fica a 30km.“Trocamos o gás, o carvão e o petróleo pelo Sol, que brilha 240 dias por ano na região sul da Espanha, e é de graça”, diz o engenheiro responsável pela produção de energia. E o melhor de tudo: evita que sejam despejadas 600 mil toneladas de dióxido de carbono por ano na atmosfera.
É uma tecnologia que pode servir a sociedade em qualquer parte do planeta, inclusive no nordeste do Brasil, onde o que não falta é Sol. Trata-se da fonte de energia mais antiga do mundo, mas ainda considerada por muita gente um negócio do futuro.
O Brasil tem um grande potencial para a adoção deste recurso, entretanto não usufrui desse potencial. Além de beneficiar o meio ambiente, o desenvolvimento dessa tecnologia geraria mais empregos, beneficiariam comunidades rurais, e resultaria num índice menor de êxodo rural e melhor distribuição de renda, dois fortes problemas no desenvolvimento do Brasil.
Enquanto isso, o governo brasileiro vem conduzindo de forma anti-democrática, a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte no Pará, que vai desalojar comunidades indígenas e ribeirinhos, inundar enormes extensões de terra, destruir a fauna e a flora, levando a escassez de alimentos e fome para as populações locais.

O Brasil tem muito o que aprender, e é preciso ter humildade para aprender com quem sabe. É uma pena que nos últimos 8 anos, o que vimos foi um mar de arrogância e   despreparo do governo brasileiro em lidar com diversas situações.

Fonte: Noel Ciência
Uma usina no Sul da Espanha gera tanto eletricidade, quanto resultados positivos para o meio ambiente: a primeira usina do mundo movida inteiramente pela energia do Sol.

Publicado

em

, , ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.