fbpx

Bancos “verdes” veiculam propaganda enganosa e financiam desmatamento, aponta revista do Sindicato dos Funcionários do Banco Central

Publicação de e-mail enviado para postagem no Ambiental
“A revista “Por Sinal”, do Sindicato dos Funcionários do Banco Central, revela em reportage que os maiores bancos privados que atuam no Brasil nem sempre são transparentes no compromisso com a sustentabilidade ambiental. Quando se trata de  liberar créditos vultosos, os bancos fecham os olhos para madeireiras ou para finalidades de forte impacto ambiental. A conclusão é extraída de uma pesquisa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVCes).
Outro trabalho apurado pela revista, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), destaca que a preocupação com a saúde do planeta é uma questão mais de propaganda para as instituições financeiras do que um compromisso moral.
O paradoxo chegou ao CONAR que definiu novas normas para estimular as empresas a adotarem práticas sustentáveis verdadeiras por meio da publicidade consciente. O objetivo é reduzir o espaço para a banalização da sustentabilidade e impedir que o tema possa confundir os consumidores.
Além de condenar todo e qualquer anúncio que estimule o desrespeito ao meio ambiente, o Código recomenda que a propaganda anúncio que cite a
sustentabilidade deve conter apenas informações ambientais passíveis de verificação e comprovação.
Apesar das novas regras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) para coibir o greenwashing, em que o discurso da sustentabilidade não tem correspondência em práticas sustentáveis, não há sinais de mudança nos comerciais ou nos portais dos bancos na internet.
A reportagem complete está no site do SINAL http://www.sinal.org.br/informativos/porsinal.
Jornalista Responsável
Luís Humberto Rocha Carrijo (Mtb. 17.296)

Tel: (11) 3487-2092 / 9983-6977
Enviada pelo Colaborador Especial Luís Humberto Rocha Carrijo – Jornalista Responsável

Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.