fbpx
Mar que banha o Oregon tem cafeína, diz pesquisa (Foto: Oregon.gov/Divulgação)

Alto nível de cafeína é identificado em mar da costa dos EUA, diz pesquisa

Cientistas encontraram grande concentração de cafeína nas águas do Oceano Pacífico que banham o litoral do estado do Oregon, na região noroeste dos Estados Unidos.

A pesquisa, realizada pela Universidade de Portland, nos EUA, foi divulgada em julho no Boletim Marinho de Poluição, uma publicação internacional sobre o uso racional dos recursos marítimos.

O estudo avaliou tanto a presença da substância em áreas potencialmente poluídas, como os trechos de mar e rio próximos a redes de tratamento de esgoto, quanto em águas mais distantes do litoral.

Os níveis de cafeína em áreas potencialmente poluídas ficaram abaixo do limite detectável, de 9 nanogramas por litro. Já as águas do litoral do estado do Oregon tiveram 45 nanogramas por litro de cafeína, índice bem mais alto.

A hipótese mais provável é que nas áreas de tratamento de esgoto há monitoramento nos níveis de poluição, o que não ocorre nas águas do litoral, de acordo com os pesquisadores. Eles dizem, ainda, que a presença de cafeína já foi documentada antes em rios e fontes de água doce, mas há poucos indícios de sua presença no mar.

Pesquisadores dizem que a cafeína é apenas a ponta do iceberg de uma série de substâncias que podem estar contaminando trechos do litoral dos EUA ao serem eliminados na rede de esgoto, como remédios, detergentes, perfumes e outros.

Os efeitos desta “sopa de contaminação”, afirmam os cientistas, ainda é desconhecido sobre os organismos aquáticos.

Fonte: G1

FanPage AmbientalSustentávelCurta nossa página do facebook
Mar que banha o Oregon tem cafeína, diz pesquisa (Foto: Oregon.gov/Divulgação)
Mar que banha o Oregon tem cafeína, diz pesquisa (Foto: Oregon.gov/Divulgação)

Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.