fbpx

VIII CONECOTUR – VIII Congresso Nacional de Ecoturismo

Entre os dias 8 a 11 de novembro São Paulo será sede do VIII Congresso Nacional de Ecoturismo 2011(CONECOTUR); evento que ocorrerá nas instalações do SESC Pinheiros, Praça Victor Civita, Secretaria Meio Ambiente e Museu da Cultura Japonesa na Universidade de São Paulo.

Para discutir o tema geral do encontro – “Ecoturismo como Ferramenta para Conservação e Desenvolvimento Sustentável Comunitário” foram convidados cerca de 50 palestrantes com atividades coordenadas por professores\pesquisadores de diversas instituições de pesquisa do Brasil e do Exterior (Canadá, Espanha, Portugal, França, Colômbia, Argentina, Chile, Uruguai, Costa Rica, China e Austrália).

São esperados entre 800 a 1.000 inscritos de todas as regiões do Brasil para assistir a programação que inclui conferências, mesas redondas temáticas, reuniões “open space” e sessões abertas de  apresentação de trabalhos. O congresso contará com a apresentação de 170 trabalhos de pesquisa e relatos de experiências de pesquisadores, alunos e profissionais da área com o objetivo de contribuir para a troca de conhecimento de qualidade.

O evento discutirá temas como: ecoturismo e conservação, gestão do ecoturismo em Unidades de Conservação, ecoturismo marinho, turismo comunitário, cooperativismo, turismo em cavernas, geoparques, turismo e patrimônio cultural, educação ambiental, ecoturismo em Reservas Particulares, turismo científico, turismo de observação de fauna, birdwatching, além da apresentação de casos de sucesso.

O biólogo Oliver Hillel do Secretariado da Convenção da Biodiversidade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente do Canadá e o doutor em Ecologia, Prof. Dr. Ralf Buckley, Diretor-Presidente do Centro Internacional de Pesquisa em Ecoturismo da Universidade Griffith da Austrália são algumas das presenças já confirmadas no evento.

“Sugerimos a cidade de São Paulo para sediar o evento pois a cidade é o berço de diversas atividades pioneiras em Ecoturismo no Brasil; é de onde se originaram a maior parte das agências de ecoturismo do país e onde existe o maior número de praticantes, formando o maior mercado emissor do país para destinos do Brasil e no Mundo”, afirma o coordenador geral do evento Prof. Drando. Marcelo T. C. de Oliveira.

Antes do congresso ocorrerá uma programação de cursos entre os dias 5 a 7 de novembro.  O curso que se destaca pela temática atual e pelos convidados é o que trata das concessões turísticas como ferramenta de financiamento de Sistemas de Unidades de Conservação, ou seja, como os órgãos ambientais estarão abrindo os parques no Brasil para a exploração da atividade de turismo e como este poderá contribuir para a conservação dos ecossistesmas, sua fauna e flora. Este curso está com supervisão de Oliver Hillel (CDB/ONU) com a presença de técnicos do ICMBio, da Fundação Florestal do Estado de São Paulo, do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, ECOBRASIL, Instituto SEMEIA e do Instituto Ipá Ti-uá. Os temas dos outros cursos serão: turismo de base comunitária, vivências com natureza, manejo do impacto da visitação, boas práticas em ecoturismo, indicadores de sustentabilidade e ecoturismo marinho.

O VIII CONECOTUR 2011 conta com a organização do Instituto Ipá Ti-uá, realização da Sociedade Brasileira de Ecoturismo e apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente (SMA/SP), CDB/ONU, Fundação Florestal, SESC, The International Ecotourism Society, Planeta Sustentável, Praça Vitor Civita, LCB da Universidade de São Paulo, Associação Comercial de São Paulo, SEBRAE-SP, Empresa das Artes, São Paulo Convention & Visitors Bureau, ABETA, UFSCar, dentre outros.

 

INSCRIÇÃO CONGRESSO:

Valores: R$ 200,00 integral / R$ 100,00 estudantes.

Informações: Instituto Ipá Ti-uá  – www.ipatiua.com.br

e-mail: congresso_nac_ecoturismo@ipatiua.com.br

Pagamento: em forma de boleto bancário gerado pela plataforma de inscrição.

Fonte : Revista Ecoturismo


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.