fbpx

Qatar será próximo país a receber a Conferência das Partes da ONU

“A COP18 será realizada no Qatar”. O anúncio foi feito por Christiana Figueres, secretária-executiva da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), nesta terça-feira, durante a 17ª Conferência das Partes (COP17), que está ocorrendo em Durban, na África do Sul.

O pequeno país, uma monarquia de 1,67 milhões de habitantes, ganhou da Coreia do Sul a disputa para sediar o próximo encontro da ONU. Agora, a Coreia do Sul ficará responsável por receber uma reunião ministerial anterior à COP18.

“Foi uma conversação muito intensa entre os dois países. É um acordo de ganhos mútuos para ambos, mas acima de tudo é um ganho importante para o processo climático”, declarou Figueres.

Os dois países têm abordagens bem distintas em relação à questão de uma economia de baixo carbono. A Coreia do Sul apoia modelos econômicos de baixo carbono, estimulando pacotes para indústrias verdes, cortes nas emissões e planos para esquemas de comércio de carbono.

Já o Qatar é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, e emite 53,3 toneladas métricas de carbono por habitante, três vezes mais do que nos Estados Unidos, dez vezes mais do que na China, 36 vezes mais do que na Índia e até 20 vezes mais do que nos Emirados Árabes Unidos, país com características energéticas semelhantes ao Qatar.

No entanto, a pequena monarquia também firmou compromissos para reduzir suas emissões, além de investir bilhões de dólares no desenvolvimento de tecnologias renováveis e ter revelado a intenção de apoiar os esforços de adaptação aos impactos das mudanças climáticas, como enchentes e secas prolongadas, para nações em desenvolvimento.

A escolha pelo Qatar é a primeira decisão do encontro a ser feita por consenso em vez de utilizar o método de votação. A COP18 deve acontecer em Doha, capital do Qatar, entre 26 de novembro e 07 de dezembro de 2012, ano em que se encerra o período de compromisso do Protocolo de Quioto.

Fonte: Instituto Carbono Brasil

Qatar será próximo país a receber a Conferência das Partes da ONU
Qatar será próximo país a receber a Conferência das Partes da ONU

Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.