fbpx

Programa Cidades Sustentáveis

A Rede Nossa São Paulo em parceria com a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos lançaram na última sexta-feira, 19 de agosto, o Programa Cidades Sustentáveis.

A iniciativa, idealizada para influenciar futuros prefeitos nas eleições de 2012, tem como objetivo mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

O Programa engloba a Plataforma Cidades Sustentáveis, construída ao longo de 2010 para constituir um banco de dados com práticas exemplares e políticas exitosas de sustentabilidade urbana.

Indicadores de Sustentabilidade Urbana serão desenvolvidos para atender a 12 eixos temáticos da Carta Compromisso, fundamentais como ferramentas de gestão para as prefeituras signatárias e para o monitoramento da sociedade.

Estão previstos 300 indicadores. Para o processo inaugural foram apresentados 100, como:

Água tratada, inclusão de catadores no sistema de coleta seletiva, verbas destinadas a campanhas de educação cidadã, percentual de compras públicas sustentáveis, espaços de participação deliberativos e edifícios com certificação de sustentabilidade ambiental.

Carta Compromisso

A Carta Compromisso é destinada para candidatos a cargos executivos engajados com o desenvolvimento sustentável. O documento disponibiliza a realização do programa nas cidades e acorda a prestação de contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios.

A iniciativa tem o apoio da Fundação Avina e do Instituto Arapyau.

Fonte : BLOG do JOE


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.