FLIP 2011 terá gastronomia e transporte sustentável

A maior festa literária do país chega na 9ª edição com novidades sustentáveis. Além das iniciativas para promover a leitura, a cultura e os grandes autores do Brasil e de outros países, a Festa Literária Internacional de Paraty 2011 terá restaurantes sustentáveis, aluguel de bicicletas e Eco Táxi.

Quem prestigiar o evento poderá se deliciar em restaurantes adeptos do Movimento da Gastronomia Sustentável, que busca repensar os impactos ambientais da comida servida. Esses locais se comprometeram a usar produtos dos agricultores familiares e de pescadores artesanais, incentivando assim a produção paratiense.

Alimentos orgânicos produzido localmente, como peixe seco, aipim, banana da terra, cachaça certificada, pupunha e palmito imperial, serão usados nas receitas. Além de garantir o sabor dos pratos, eles diminuem a emissão de poluentes, pois não precisam ser transportados por longas distâncias (além de favorecerem a economia do local).

Outra novidade será a homenagem feita pelos restaurantes aos escritores e convidados. O Bistrô Casa do Fogo, por exemplo, vai oferecer em tributo a João Ubaldo Ribeiro, na sua obra “viva o povo Brasileiro”, com um cardápio com filé de peixe flambado ao molho de frutas, farofa de mandioca e pupunha e camarões salteados.

Já o restaurante Voílà Bistrot fará uma homenagem ao escritor húngaro Peter Esterházy, e terá no cardápio o “Paprikache da Pérola do Danúbio de Esterházy” – guisado de peixe fresco de Paraty ao molho de páprica e creme azedo, servido com palacsinta de banana da terra.

Confira aqui o cardápio completo preparado especialmente para a Flip 2011, de todos os restaurantes da gastronomia sustentável.

Transporte sustentável

Para se deslocar durante o evento, os participantes da FLIP poderão optar por dois tipos de transporte alternativo oferecidos pelo Itaú Unibanco, patrocinador do evento há oito anos. Um deles é a bicicleta, que será disponibilizada gratuitamente, junto com os capacetes. Serão 50 magrelas disponíveis durante todos os dias da feira

Para utilizar uma das bikes será necessário apenas que a pessoa deixe um documento no local do empréstimo. Assim, entre uma conferência e outra, os participantes poderão conhecer os pontos turísticos da cidade utilizando a bicicleta como transporte.
Outra opção de transporte é o Eco Táxi, um triciclo com capacidade para até dois passageiros. Essa alternativa também é gratuita e poderá ser encontrada em pontos fixos na cidade, como pousadas e restaurantes.

Incentivo à leitura em praças durante a Flip 2011/Fotos: Divulgação Flip

Além do transporte sustentável, o Itaú distribuirá 5 mil unidades de bancos dobráveis feitos com papelão reciclado. Por serem leves e fáceis de transportar, as pessoas poderão levar os bancos para os locais onde as atrações estiverem ocorrendo.

A instituição também vai distribuir 80 livros pela cidade, espalhados por bancos de praças, prédios históricos, hotéis e pousadas. A intenção é reforçar o incentivo à cultura e à leitura.

FLIP 2011

A Festa Literária Internacional de Paraty 2011 é conhecida como um dos principais festivais literários do mundo, caracterizada pela qualidade dos autores convidados. A Flip começa na quarta-feira, dia 6 de julho, e vai até o domingo, dia 10.

Durante esse período os visitantes poderão não só saborear todas as delícias sustentáveis, como também fazer parte de ações ecológicas e presenciar conferências que reúnem convidados dos mais variados estilos, como escritores, cineastas, historiadores, jornalistas e artistas plásticos, além de shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas.

“Acreditamos que a leitura é atividade fundamental para que a sociedade aprimore seu nível de conhecimento e senso crítico a fim de acompanhar as diversas transformações vividas pelo mundo atualmente”, afirmou Fernando Chacon, diretor executivo de Marketing do Itaú Unibanco, que ainda destacou que o evento auxilia na preservação e no desenvolvimento de Paraty, gerando empregos para a comunidade local e levando turismo de qualidade para a região.

(EcoD)


Foto: Patricia Patriota / Local: Paraty, RJ

Foto: Patricia Patriota / Local: Paraty, RJ

Tags: