Eventos meteorológicos extremos ameaçam florestas, alerta FAO

A Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) lançou um relatório onde enfatiza que as florestas estão sofrendo ameaça crescente devido aos eventos meteorológicos extremos.

Distúrbios abióticos e a sua influência na saúde das florestas” faz uma revisão do atual estágio de conhecimento sobre os impactos de eventos meteorológicos, climatológicos, hidrológicos, geofísicos e antropogênicos.

Colocando em foco os altos custos humanos e financeiros resultantes dos cerca de quatro mil eventos de distúrbios abióticos entre 2000 e 2009, o relatório lista vários impactos de larga escala sobre as florestas, e, consequentemente, o setor florestal ao redor do mundo.

Um fator importante a se levar em conta, segundo o relatório, é a condição em que se encontram as florestas, o que exerce uma influência enorme no impacto dos distúrbios. Um exemplo citado é o dos manguezais, que quando bem conservados reduzem o impacto de tempestades e tsunamis sobre a zona costeira.

O relatório recomenda o uso de manejo adaptativo para proteção dos recursos florestais contra o aumento dos distúrbios, e cita a importância de estratégias como a diversificação de espécies, quebra-ventos e padrões mistos de cultivos para melhorar a resiliência dos ecossistemas.

Fonte :envolverde / Fernanda B. Müller_CARBONOBRASIL