Especial Meio Ambiente: Rio+20 na pauta do mundo

A um ano da Rio+20, o encontro foi tema de debate na Assembleia Geral da ONU, em Nova York esta semana, focado principalmente na criação de uma economia verde. “Falta apenas um ano para a conferência e estamos nos esforçando para conseguir um resultado significativo, que impulsione as lideranças políticas rumo a um objetivo comum: o desenvolvimento sustentável para todos”, disse  a vice-secretária-geral da ONU, Asha-Rose Migiro, na abertura do debate.

Migiro destacou a importância da cúpula Rio+20 – batizada assim porque avaliará em 2012 os resultados da Eco-92 – especialmente para os países em desenvolvimento, “nações que enfrentam uma ampla gama de desafios”, destacou. “No entanto, (esses países) podem se beneficiar enormemente se evitarem as tecnologias altamente poluentes do século XIX e iniciarem o caminho da energia limpa do século XXI”, acrescentou a vice-secretária -geral, que apostou encontrar modelos de economia verde adequados para todos os contextos e países.

O presidente da Assembleia Geral, o suíço Joseph Deiss, concordou com Migiro ao apostar que “a economia verde terá distintas formas, dependendo do contexto de cada país, seu nível de desenvolvimento e sua situação geográfica”, constatou.

“Os diferentes exemplos de economia verde que funcionam já em alguns lugares do mundo mostram que a proteção ao meio ambiente e a conservação dos recursos resultam em benefícios econômicos, seja qual for seu nível de desenvolvimento”, assegurou Deiss.

O representante da União Europeia na ONU, o espanhol Pedro Serrano, lembrou também a necessidade da criação de políticas para a economia verde em níveis nacional e regional, levando em conta as necessidades e as circunstâncias específicas dos diferentes países.

Logomarca
Na noite de sexta-feira, a Prefeitura do Rio iniciou sua contagem regressiva para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), entre os dias 4 e 6 de junho de 2012, com o lançamento da logomarca do evento, que foi projetada no Palácio da Cidade. O Cristo Redentor recebeu uma iluminação especial na cor verde, que permanece até hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente.

A Rio+20 vai reunir mais de 100 chefes de estado, que vão discutir a economia verde e  um novo modelo de desenvolvimento sustentável para o planeta. Além disso, as delegações farão uma análise do que foi realizado nos últimos 20 anos, em relação ao meio ambiente e à erradicação da miséria, a partir das decisões tomadas na Rio 92 (Eco 92).

São Paulo faz Virada Sustentável
Começou ontem em São Paulo a Virada Sustentável, evento inspirado na Virada Cultural e que reúne 480 atividades gratuitas em 78 espaços diferentes da capital paulistana para celebrar temas relativos ao meio ambiente. A Virada  tem yoga, meditação, exposições, filmes, oficinas, peças de teatro e música, todos com temáticas voltadas à sustentabilidade. Hoje às 9h30, no Parque Villa-Lobos, será hasteada a Bandeira da Terra, que representa visualmente o documento “A Carta da Terra”, declaração de princípios éticos para a construção de uma sociedade global mais sustentável.

Seca até na Amazônia
A seca não é mais assunto exclusivo da Região Nordeste. Nos últimos anos, outras regiões do país têm registrado o fenômeno, inclusive a Floresta Amazônica, que teve, em 2010, a estiagem mais agressiva dos últimos 100 anos. Segundo o pesquisador Paulo Brando, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, dois ciclos climáticos causaram o fenômeno na floresta: o El Niño e o aquecimento do Atlântico Norte.

A seca da Amazônia, na avaliação de Brando, teve como causa o aquecimento das águas do oceano no hemisfério norte, que mudou os ventos e tirou parte da umidade levada do Atlântico para o continente. O pesquisador diz que ainda não é possível contabilizar os prejuízos causados ao ecossistema. De acordo com ele, se as emissões dos gases de efeito estufa continuarem nos níveis atuais, a Amazônia poderá sofrer um aumento significativo da temperatura e a diminuição das chuvas, acima da variação global média.

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-3/artigo/especial-meio-ambiente-rio-20-na-pauta-do-mundo/

 

http://www.venetidelmondo.com/marcopolo/data/2/rio.jpg

http://www.venetidelmondo.com/marcopolo/data/2/rio.jpg