fbpx

Conheça aldeia histórica onde nasceu Pedro Álvares Cabral

Feitas de granito e xisto, aldeias históricas de Portugal guardam épocas de conquistas e tradições antigas. Em cada pedra, é possível encontrar o orgulho da nação com sua história de 900 anos.

No centro de Portugal, em meio às paisagens, procure as torres dos castelos medievais de onde se vigiavam as terras ao redor.

Estrategicamente alinhadas ao longo da fronteira, davam uma sensação de segurança aos reis e senhores da terra. São muitas as opções de castelos e fortificações em território português, veja abaixo algumas sugestões:

Divulgação/Turismo de Portugal
Belmonte, terra do navegador português Pedro Álvares Cabral
Belmonte, terra do navegador português Pedro Álvares Cabral

BELMONTE DE CABRAL

Foi em Belmonte que nasceu o navegador Pedro Álvares Cabral, em 1467. As ruas deste antigo povoado conduzem para o alto de um monte, onde se ergue o antigo castelo com altas torres, muralhas e baluartes.

Esta austera arquitetura é quebrada por uma elegante janela manuelina, na qual está representada a “esfera armilar”, símbolo do mundo associado a d. Manuel 1º, e também o escudo dos Cabrais, com a representação de duas cabras.

Junto do castelo fica uma pequena igreja romano-gótica dedicada a São Tiago, que tem no interior uma Pietá esculpida em granito, comovente na sua beleza rude e simples. Um anexo à igreja abriga o panteão dos Cabrais, embora as cinzas de Pedro Álvares Cabral estejam na Igreja da Graça, em Santarém.

Em Belmonte fixou-se uma importante comunidade judaica, sobretudo no século 15, quando os judeus encontraram ali um refúgio contra as perseguições. Moravam em casas situadas fora das muralhas do castelo, no bairro de Marrocos, onde ainda podem ser vistos os símbolos das profissões exercidas pelos membros da comunidade –como a tesoura que identifica o alfaiate– gravados nos batentes das portas.

Divulgação/Turismo de Portugal
Vila histórica de Piodão, no centro de Portugal
Vila histórica de Piodão, no centro de Portugal

AZUL PIODÃO

Esta aldeia lembra um presépio, pela forma harmoniosa como as suas casas se integram à paisagem. Toda construída em xisto, a vila forma uma mancha quase uniforme, interrompida pelo azul forte das janelas e das portas de algumas das casas.

Conta-se que a cor em destaque é resultado do isolamento do local, que evitava o deslocamento de seus moradores, já que havia somente uma única loja que vendia tinta, e, azul era sua única cor disponível.

Foi também o isolamento que preservou intactas as características desta antiquíssima vila. Do conjunto das pequenas casas de dois pisos, destaca-se a igreja matriz dedicada à Nossa Senhora da Conceição.

                                              MONSANTO

E  SARTELHA

Outra aldeia tradicional de destaque é Monsanto, que guarda raízes profundas do país. O povoado teria resistido, durante sete anos, ao cerco dos romanos no século 2º a.C., feito que originou a Festa das Cruzes, que a aldeia comemora todos os anos no dia 3 de maio.

E há Sortelha, que mantém a atmosfera medieval de outros tempos na arquitetura das suas casas rurais em granito, que acompanham a topografia do terreno.

Fonte : FOLHA _ São Paulo


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.