A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda, a fabricação e a importação de alimentos e bebidas à base de Aloe vera.
De acordo com o órgão, não há comprovação da segurança do uso do componente e nem registro para esse fim. A restrição foi publicada nesta segunda-feira no “Diário Oficial” da União.
A Aloe vera é uma planta conhecida popularmente como babosa. É usada principalmente em produtos para o cabelo, mas recentemente também era encontrada em bebidas e alimentos, inclusive com função de emagrecimento.
Por se encaixar na categoria de “novos alimentos”, a planta precisa se submeter ao registro da Anvisa para poder ser comercializada com esse fim.
De acordo com a resolução, o uso da Aloe vera é regulamentado apenas como aditivo na função de aromatizantes de alimentos e bebidas, o que continua sendo permitido.
DA AGÊNCIA BRASIL
A ANVISA tem proibido sistematicamente aquilo que não testou. Fez o mesmo com a Caralluma, planta de origem indiana, que vem sendo usada com sucesso em dietas de redução de peso.
O problema é a proibição, pura e simples sem que se façam testes, ou controle científico.
Falou que ajuda no emagrecimento, a agência proíbe. Fácil, né?
Gianna,
Concordo com você. Proibir algo por falta de estudos, não faz mesmo sentido.
Fica aí a proibição e uma lacuna sem explicação coerente e convincente.
Abraços e seja sempre bem vinda.
Patricia Patriota