Especialistas debatem o papel das cidades na transição energética

“O papel das cidades na transição energética”, com base nas experiências de duas cidades holandesas (Nijmegen e Arnhem) e a perspectiva de executivos e think tanks, é o tema do debate que o Consulado-Geral da Holanda, o CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) e a Catavento Consultoria realizam em parceria nesta quinta-feira (21.02) no Rio.

Paul Matthieu, Diretor de Transição de Energia de Nijmegen, escolhida Cidade Verde Europeia 2018, e Hans van Ammers, Conselheiro Sênior para Mitigação Climática e Adaptação ao Clima da cidade de Arnhem, Hans van Ammers, trocarão experiências com outros palestrantes, como Luis Antonio Lindau, Diretor da WRI Cidades e Marcelo Porto, da IBM Cloud. “A transição para fontes renováveis de energia ocorre a uma velocidade superior àquela prevista originalmente. (…) No setor elétrico, as tendências de digitalização, descarbonização, recursos energéticos distribuídos e eletrificação moldam o crescente acesso à energia e modificam o papel do consumidor”, segundo o documento ‘O setor Energético em 2020’, elaborado pelo Núcleo de Energia do CEBRI, lançado em outubro passado e apresentado ao novo governo.

(…) No setor elétrico, as tendências de digitalização, descarbonização, recursos energéticos distribuídos e eletrificação moldam o crescente acesso à energia e modificam o papel do consumidor”, segundo o documento ‘O setor Energético em 2020’, elaborado pelo Núcleo de Energia do CEBRI, lançado em outubro passado e apresentado ao novo governo.

O evento ocorrerá no formato de workshop fechado e vai resultar em um Policy Paper que será divulgado em breve.

http://envolverde.cartacapital.com.br/especialistas-debatem-o-papel-das-cidades-na-transicao-energetica/