Composteira: o que é, como funciona e seus benefícios

Adquirir uma composteira doméstica é poder transformar seu lixo orgânico em húmus dentro de sua própria casa ou apartamento e ainda contribuir para um ambiente mais saudável.

Benefícios da composteira

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, mais da metade de todo o lixo que produzimos em casa é orgânico, ou seja, mais da metade do resíduo que produzimos é formado por cascas de frutas, verduras e outros rejeitos alimentares, como a borra de café, sachês de chá, casca de banana, cascas de mandioca, entre outros.

Todo esse resíduo, quando descartado em aterros e lixões, junto com materiais tóxicos como pilhas e remédios, acabam produzindo efluentes que contaminam solos, lençóis freáticos e a atmosfera, agravando a qualidade de vida. Além de ocuparem uma grande quantidade de espaços, os resíduos sem tratamento acabam produzindo gás metano, que é cerca de 25 vezes mais prejudicial para o efeito estufa do que o gás carbônico.

Se todo o resíduo orgânico que é produzido no Brasil fosse tratado com compostagem seria possível evitar emissões de gás metano, produzir cerca de 37,5 toneladas de húmus por ano, reduzir os espaços ocupados em aterros e lixões e também a poluição de solos, lençóis freáticos e da atmosfera.

Além de proporcionar essas vantagens para o ambiente, adquirir uma composteira pode trazer benefíciospessoais. Um estudo mostrou que o contato com uma bactéria presente no húmus funciona como um antidepressivo, diminui alergias, dor e náusea.

https://www.ecycle.com.br/536-composteira.html