fbpx

As manchas de petróleo deixadas pelo petroleiro Sanchi, após explodir e afundar no último domingo (14), estão aumentando nas águas do Mar da China, de acordo com informações da Administração Estatal de Oceanos.

A agência disse que vários derramamentos de petróleo foram encontrados perto do local onde o navio afundou e que eram muitos maiores que os do dia anterior. Ontem (15), a informação é de que havia uma mancha de 18,5 quilômetros de extensão.

Além disso, os aviões de vigilância comprovaram a existência de outra mancha, que se estendia para o Norte, em um raio de aproximadamente cinco quilômetros.

As manchas de petróleo podem ser facilmente vistas do ar e nenhuma queima foi observada na superfície do mar, explicou a agência,. É possível que se movam para o Norte, devido ao vento e às correntes marítimas.

No entanto, não foi especificado se o petróleo derramado é parte da carga do navio, condensado e leve, ou se é o combustível do barco, mais complicado de limpar.

O Sanchi, um petroleiro iraniano registrado no Panamá, explodiu e afundou no último domingo, oito dias depois de colidir com o navio-mercante CF Crystal, de bandeira de Hong Kong, a 160 milhas náuticas (300 quilômetros) a leste do estuário do Rio Yangtzé, próximo da cidade de Xangai.

O petroleiro transportava 136 mil toneladas de petróleo condensado, e uma boa parte desse carga queimou durante o incêndio que consumiu, em uma semana, o navio, ainda que uma parte pode ter acabado no oceano.

Após oito dias à deriva, o petroleiro afundou a aproximadamente 151 milhas náuticas (cerca de 280 quilômetros) a sudeste do ponto onde foi registrada a colisão.

Fonte: Agência EFE


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.