Poluição do ar pode aumentar o risco de diabetes tipo 2 em algumas crianças

 Altos níveis de poluição do ar podem aumentar o risco de diabetes tipo 2 em algumas crianças latino-americanos, de acordo com um estudo publicado na revista Diabetes. Pesquisadores com sobrepeso ou obesos acompanharam 314 crianças hispânicas no condado de Los Angeles. As crianças tinham entre oito e 15 anos de idade quando o estudo começou, e nenhuma delas tinha diabetes.

Os pesquisadores descobriram que as concentrações elevadas de dióxido de azoto e diâmetro aerodinâmico de partículas com menos de 2,5 estavam associados com um declínio mais rápido da sensibilidade à insulina e diminuição da sensibilidade à insulina aos 18 anos, independente da adiposidade. A equipe também descobriu um declínio mais rápido no índice de disposição e de um índice de disposição mais baixo em 18 anos associados à exposição ao dióxido de azoto.

O conceito habitual é de que o aumento do diabetes é o resultado de um aumento na obesidade, devido à expectativa de vida sedentários e dietas altamente calóricas. Este novo estudo mostra que a poluição do ar também contribui para o risco do tipo 2 diabetes.

Fonte: Diabetes 2017 Jan; db161416. DOI:10.2337/db16-1416

http://www.boasaude.com.br/noticias/11359/poluicao-do-ar-pode-aumentar-o-risco-de-diabetes-tipo-2-em-algumas-criancas.html

Print Friendly, PDF & Email