fbpx

Pesquisa usa fotos para investigar a biodiversidade de vertebrados terrestres em reserva na Amazônia

Armadilhas fotográficas registraram três espécimes de onça-vermelha  próximos de câmeras na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, estado do Amazonas. Atividade matinal  e em bando é considerada incomum por especialistas

Primeiro, a imagem registra dois animais que caminham pela floresta por volta do meio dia. Um deles fica para trás e, curioso, começa a interagir com as armadilhas fotográficas, colocadas no tronco de árvores baixas na floresta. Em seguida, chega mais um animal, o terceiro exemplar de suçuarana (Puma concolor), também conhecida como puma, onça-parda ou onça-vermelha. Pesquisadores do Grupo de Pesquisa Ecologia e Conservação de Felinos na Amazônia do Instituto Mamirauá acreditam se tratar de uma cena rara. O registro, feito em março pelas armadilhas fotográficas do Instituto Mamirauá, durou menos de dois minutos.

“É uma coisa que a gente escuta falar, vez por outra, na reserva, contou o pesquisador do Instituto Mamirauá, Diogo Gräbin. “Eu me surpreendi, realmente, não imaginei que três pumas fossem andar juntas e estavam tranquilas, não era uma situação de conflito. Talvez seja o que eles chamam de vadiação, acasalamento, um comportamento reprodutivo”.

As suçuaranas são conhecidas pela coloração uniforme do pelo, que varia do cinzento ao marrom-avermelhado.  É o segundo felino mais pesado das Américas, atrás apenas da onça-pintada, podendo pesar até 72 kg. Acredita-se que suas áreas de vida variem entre 50 e 1000 km². As femêas possuem uma gestação que pode durar entre 90 e 96 dias e geralmente tem de 3 a 4 filhotes, a cada 2 anos, segundo a literatura disponível. É um animal bastante adaptável e vive em habitats variados, como as florestas tropicais, desertos e montanhas. Não é considerado em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), mas, devido ao avanço da ação humana, não é mais encontrado na região leste da América do Norte e em algumas localidades das Américas Central e do Sul.

Como o trabalho é realizado?

As armadilhas fotográficas são pequenas máquinas instaladas na floresta, a um nível próximo ao solo e em mimetismo com o ambiente. Elas são equipadas com câmeras que registram imagens coloridas, em escala de cinza ou em modo infravermelho (de acordo com a luminosidade do momento) e sensores que disparam quando um corpo com a temperatura diferente do ambiente se movimenta em frente à armadilha. Geralmente os disparos são estimulados por um animal de sangue quente, um vertebrado terrestre.

Pesquisa usa fotos para investigar a biodiversidade de vertebrados terrestres em reserva na Amazônia


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.