Peixes-boi não são mais espécie em perigo de extinção

Os peixes-boi não são mais uma espécie “em perigo” de extinção, disseram autoridades americanas nesta quinta-feira (30), declarando sucesso após décadas de esforços para recuperar a população desses animais na Flórida e na região do Caribe.

A população de peixes-boi das Índias Ocidentais na Flórida tem hoje cerca de 6.620 exemplares, “uma reviravolta dramática em relação à década de 1970, quando restavam apenas algumas centenas de indivíduos”, disse uma declaração do Serviço para Peixes e Vida Selvagem dos Estados Unidos.

Os peixes-boi são agora considerados “ameaçados”, o que significa que eles estão protegidos pela Lei de Espécies Ameaçadas de Extinção, mas já não são considerados em perigo iminente de extinção em todas as suas variedades.

A decisão se aplica ao peixe-boi das Índias Ocidentais, que inclui a subespécie do peixe-boi da Flórida, encontrada no sudeste dos Estados Unidos.

Também se aplica ao peixe-boi antilhano, encontrado em Porto Rico, México, América Central, norte da América do Sul e Grandes e Pequenas Antilhas.

“Embora ainda haja mais trabalho a ser feito para recuperar totalmente as populações de peixes-boi, particularmente no Caribe, o número de peixes-boi está aumentando e estamos trabalhando ativamente com parceiros para enfrentar as ameaças”, disse Jim Kurth, diretor do Serviço para Peixes e Vida Selvagem.

Fonte: G1

http://g1.globo.com/natureza/noticia/peixes-boi-nao-sao-mais-especie-em-perigo-de-extincao.ghtml

Print Friendly, PDF & Email