fbpx

Orangotango albino ganha nome de ‘Alga’ após ser resgatado na Indonésia

Um grupo de proteção aos animais nomeou nesta terça-feira (16) de “Alga” um orangotango albino encontrado na floresta de Bornéu, no último dia 29 de abril. Considerado um grande feito para grupos ligados à proteção de espécies ameaçadas de extinção, o resgate foi comemorado pela comunidade científica local, que decidiu abrir aos internautas a oportunidade de nomear o animal.

Após ser recuperada, a fêmea, que tem 5 anos, foi mantida em quarentena, aos cuidados de um grupo de veterinários. Alga é extremamente sensível à luz solar e fisicamente frágil, uma característica comum dos orangotangos recentemente resgatados. Segundo Nico Hermanu, porta-voz da Orangutan Survival Foundation, o mamífero só conseguiu sobreviver na natureza porque possuía uma mãe superprotetora, da qual foi separada.

Conhecidos por sua inteligência e pelo comportamento dócil, os orangotangos vivem ao ar livre apenas na ilha indonésia de Sumatra e na de Bornéu, dividida entre os territórios da Indonésia, Malásia e Brunei.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) estima que o número de orangotangos caiu cerca de dois terços desde 1970 e deve continuar em queda até 2025.

No ano passado, a UICN declarou que os orangotangos em Borneo têm grandes riscos de extinção por conta da destruição de seu habitat natural para abrir espaço à agricultura local. Estima-se que cerca de dois a três mil orangotangos são mortos todos os anos por fazendeiros da região.

http://g1.globo.com/natureza/noticia/orangotango-albino-ganha-nome-de-alga-apos-ser-resgatado-na-indonesia.ghtml


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.