O Futuro das Cidades – Água: poluição, desperdício e escassez

As crises de falta de água nas cidades brasileiras vão continuar nas próximas décadas. Não serão sempre as mesmas cidades e nem ao mesmo tempo, mas certamente é um tema que não deixará o noticiário. Há muitas causas, as mais conhecidas são a seca possivelmente provocada pelas mudanças climáticas e pelas alterações no uso do solo nas regiões de mananciais e na Amazônia, a poluição dos rios e mananciais com esgotos e outras atividades humanas e o desperdício de água nos sistemas de distribuição, que acontecem em todo o país em uma média superior a 30% de toda a água tratada.

Estes são temas que assumem uma relevância imensa diante do índice de urbanização do Brasil, que segundo o IBGE já está em mais de 85%, ou seja, apenas 15% dos brasileiros vivem no campo, enquanto o restante busca trabalho, renda, educação, cultura e… água, nas cidades. O desafio de manter cerca de 170 milhões de pessoas abastecidas é enorme.

Nesta edição de “O Futuro das Cidades” teremos em nossa “Roda de Conversa”  Dante Ragazzi Pauli , ex-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) e Superintendente de Planejamento Integrado da Sabesp, o professor Pedro Jacobi, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP (PROCAM) e conselheiro do ICLEI, e Adriana Leles, assessora da presidência da SANASA, empresa de distribuição de água de Campinas (SP) e líder do Movimento Menos Perda Mais Água, pela redução de perdas nos sistemas de distribuição. A mediação será do jornalista Dal Marcondes, do Portal Envolverde.

A série “O Futuro das Cidades” conta ainda com o apoio da Brasil Kirin.

Serviço

Data – 22 de março de 2017
Horário – de 10h a 12h
Local: Unibes Cultural
Rua Oscar Freire, 2.500 – São Paulo -SP
Ao lado da estação Sumaré do Metrô

Mais informações e inscrições gratuitas pelo site

www.envolverde.com.br/convida

Contatos

Ana Maria Vasconcellos

convida@envolverde.com.br

(11) 3034.4887

(11) 99974.1191

 

Sobre o Instituto Envolverde

É a organização social que administra o Portal Envolverde e faz do jornalismo e da gestão do conhecimento em sustentabilidade sua causa principal. Tem como balizas para sua produção editorial os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  www.envolverde.org.br
Sobre a Unibes Cultural

Partindo do principio que a cultura é um dos pilares para o desenvolvimento humano e atendendo à necessidade de um espaço de convivência coletiva que promova e amplie diferentes formas de conhecimento, a Unibes Cultural nasce como um espaço, aberto a riqueza da diversidade e que estimula a troca de conhecimento entre todas as idades.

Sobre o ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade

É a principal associação mundial de cidades e governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável. O ICLEI promove ação local para a sustentabilidade global e apoia cidades a se tornarem sustentáveis, resilientes, eficientes no uso de recursos, biodiversas, de baixo carbono; a construírem infraestrutura inteligente e a desenvolverem uma economia urbana verde e inclusiva com o objetivo final de alcançar comunidades felizes e saudáveis.

(#Envolverde)

http://www.envolverde.com.br/1-1-canais/o-futuro-das-cidades-agua-poluicao-desperdicio-e-escassez/

Print Friendly, PDF & Email