fbpx

Mutirão para a limpeza de praias acontece em cinco estados

Uma onda de amor pela vida que rompeu barreiras e agora chegou a grande parte da costa brasileira. A ONG Parceiros do Mar, fundada em Curitiba após uma fatalidade ter levado a vida da surfista Renata Turra Grechinski, surgiu em 2012 com o objetivo de levar mais segurança ao mar. Com ações sociais, ambientais e educacionais, um dos principais projetos dos Parceiros são os Mutirões de Limpeza das Praias que acontecem há cinco anos. Neste ano, porém, a ação tomou proporções muito maiores e voluntários de cinco estados brasileiros irão promover mutirões simultâneos pela costa, no sábado, dia 27 de maio.

“É muito emocionante, depois de muito trabalho, ver tanta gente engajada por uma causa. Porém, é importante ressaltar que os mutirões de limpeza não possuem apenas o objetivo de limpeza, mas também de minimizar os riscos dentro da água, evitando que redes de pesca, e artefatos ilegais sejam arrastados para o mar e prejudiquem quem está na água”, explica Silvia Turra Grechinski, diretora da ONG Parceiros do Mar – movimento Surf Seguro.

A Praia do Coral, na Barra do Jucu – ES, local que recebe muitos atletas que procuram pela pratica de surf, realizará a instalação de placas informativas, a coleta de resíduos, plantio de mudas nativas e cercamento da restinga. “É nossa ideia para chamar a atenção sobre a necessidade de cuidar mais das nossas cidades, e principalmente das nossas áreas verdes e praias.”, diz Petrus Lopes, Diretor do Instituo Jacarenema, Parceiros na ação.

Em Santa Catarina, a ASPI – Associação de Surf Praias de Itajaí, que desenvolve e profissionaliza o surfe no município e região através de competições, incentivando assim o surgimento de novos talentos, campeonatos diferenciados e circuitos que movimentam o Sul do Brasil, também está preocupada com a conscientização ambiental, e convocou a população, unindo-se nesta onda de amor pela vida.

Outro Parceiro, de cunho nacional, envolvido na ação, é o Projeto Limpando o Mundo que, no Ceará, estará ajudando nessa missão de promover a educação ambiental no combate ao lixo marinho para a proteção dos oceanos e espécies ameaçadas de extinção.

O 1º Mutirão Nacional de Limpeza de Praias Parceiros do Mar irá acontecer em 5 estados de forma simultânea. Os organizadores esperam a participação total de cerca de 300 pessoas e a expectativa é de coletar mais de 5 toneladas de lixo no total. O lixo coletado será destinado à entidades de coleta organizadas.

Mutirão para a limpeza de praias acontece em cinco estados


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.