fbpx

MMA entrega o Prêmio Nacional da Biodiversidade

Sete iniciativas de conservação da biodiversidade brasileira receberam na noite dessa segunda-feira (22/05) o troféu do Prêmio Nacional da Biodiversidade. Ao todo, 17 finalistas, divididos em seis categorias (Academia, Empresas, Imprensa, Ministério do Meio Ambiente, Órgãos Públicos e Sociedade Civil) participaram da cerimônia de entrega do prêmio, realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

“Esse prêmio é um reconhecimento e uma força para iniciativas de conservação da biodiversidade. Espero que se torne um incentivo para mais ações como estas”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

Aqui tem o álbum de Fotos da cerimônia

Durante a premiação, o diretor do Departamento de Conservação e Manejo de Espécies, Ugo Vercillo, destacou que a emoção estava no palco. “O Prêmio reconhece anos e anos de trabalhos. Espero que esse reconhecimento siga traduzindo em novas iniciativas, crescendo e prosperando pelo Brasil. Nosso objetivo é garantir a preservação das espécies para as presentes e futuras gerações”, afirmou o diretor.

JÚRI POPULAR

Todas as iniciativas concorreram, ainda, na categoria especial Júri Popular. A iniciativa vencedora, “Dois papagaios ameaçados da Floresta com Araucárias: um esforço de conservação comum”, parceria da Associação dos Amigos do Meio Ambiente (AMA) e da Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul, recebeu mais de 20 mil votos.

Com quase 25 anos de estrada, a iniciativa atua pela conservação da natureza, com foco em pesquisa e educação ambiental para a conservação da Floresta com Araucárias e sua biodiversidade, representada pelos papagaios-de-altitude (charão e peito-roxo).

A partir deste ano, o projeto assumiu compromisso de executar o Programa Nacional para a Conservação do Papagaio-de-peito-roxo. Com duração prevista de quatro anos, a iniciativa busca executar metas previstas no Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Papagaios (PAN Papagaios), que será realizado em áreas prioritárias já identificadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Nêmora Pauletti Prestes, do Instituto de Ciências Biológicas da UPF e uma das coordenadoras do projeto, se emocionou ao receber o prêmio. “Passados 25 anos, aplicando estratégias de conservação com ênfase no incentivo à criação de áreas protegidas, foi possível manter uma população em torno de 20 mil papagaios-charão.

A experiência com o charão habilitou a equipe para hoje conduzir o Programa Nacional de Conservação do Papagaio-de-peito-roxo, desde o Rio Grande do Sul até Minas Gerais, orientado pelas metas do PAN Papagaios”.

MMA entrega o Prêmio Nacional da Biodiversidade


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.