fbpx

Ação da ONU Meio Ambiente estimula visitas ao Parque Nacional da Tijuca

A ONU Meio Ambiente, agência das Nações Unidas que promove a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, encerrou hoje (11) as comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente com ação para estimular a visitação ao Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Em parceria com a Airbnb, rede internacional de hospedagens online, e o Grupo Cataratas, que integra o Consórcio Paineiras Corcovado, o evento teve por objetivo melhorar o atendimento aos visitantes no Parque Nacional da Tijuca e a preservação das belezas naturais em área de cerca de 20.469 m² entre o antigo Hotel das Paineiras e o Corcovado.

Uma oficina no Centro de Visitantes Paineiras deu orientações aos anfitriões do Airbnb (pessoas que alugam quartos ou todo o seu imóvel para turistas pela internet) sobre roteiros de turismo sustentável na capital fluminense, mostrando também como diminuir o impacto ambiental do turismo.

Comunicadora da ONU Meio Ambiente, Flora Pereira informou que o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano tem um tema de urgência para discussão com a sociedade, que é a conexão das pessoas com a natureza. “Pode parecer pouca coisa, mas, se pararmos para pensar, é enorme. Enquanto não nos conectarmos, ficarmos só nos celulares no meio de arranha-céus e escritórios, perdendo esse contato direto com a natureza, do tipo pisar na grama ou na areia, dar um mergulho no mar, visitar parques nacionais, não vamos entender quanto a natureza nos pertence e quanto pertencemos a ela”.

Flora Pereira esclareceu que um dos principais atores disso é o turismo sustentável. Segundo ela, a visita de turistas não pode ser prejudicial à natureza. “Que ela fomente essa conexão e promova a conservação da natureza”. Acrescentou que a parceria com o Airbnb e o Grupo Cataratas é uma oportunidade de juntar as três forças para discutir que, como promotores do turismo, anfitriões são tão responsáveis quanto turistas.

Fonte: Agência Brasil


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.