A reciclagem do alumínio além das latinhas

Você sabia que não é só a lata de alumínio que pode ser reciclada? Quando falamos em reciclagem de alumínio, logo pensamos nas latinhas, mas outros produtos também podem ser reciclados ao invés de descartados, após terem sua vida útil esgotada. Produtos em alumínio como janelas, portas, panelas, escadas, peças de automóveis, bicicletas, estrutura de box de banheiro e cadeiras podem ser encaminhados para a reciclagem e se transformarem em novos produtos que serão utilizados na construção civil, indústria automotiva, bens de consumo, siderurgia, entre outros segmentos.

A coleta de sucata é uma atividade relevante para a inclusão social, gera renda para as famílias de mais de 800 mil catadores e acima de tudo colabora na preservação do meio ambiente. O processo de reciclagem do alumínio é sustentável, ecologicamente correto e apresenta vantagens como a diminuição do volume de resíduos nos aterros sanitários. Além disso, o processo utiliza apenas 5% da energia elétrica, quando comparado à produção de alumínio primário.

Se os objetos de alumínio forem descartados eles irão para os aterros e levarão anos, e até séculos, para se decomporem, por isso, a preocupação com o meio ambiente tem que começar em casa. Você sabia, por exemplo, que a reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter uma televisão ligada por três horas?

O alumínio é um metal versátil, infinitamente reciclável e todos podem contribuir para que os produtos feitos deste metal sejam reciclados. Muitos condomínios, empresas e supermercados já organizam programas de coleta seletiva, além dos serviços de recolhimento de resíduos de cada prefeitura. Existem também os centros de coleta de sucatas, como o Garimpeiro Urbano da Latasa Reciclagem, empresa que atua em todo o processo de reciclagem e fundição do metal, assegurando a correta destinação dos materiais. A empresa é líder no mercado brasileiro de reciclagem de alumínio há mais de 20 anos, e possui 24 centros de coleta, em 14 estados brasileiros, atendendo todas as regiões do país. “A reciclagem do alumínio no Brasil é exemplo de eficácia de processo para o mundo. Em 2015, 97,9% das latas comercializadas no país foram recicladas. No carnaval, por exemplo, esperamos um aumento de 8% na quantidade de latinhas coletadas em relação ao ano anterior e já preparamos nossos centros de coleta para receberem este volume”, completa o CEO da empresa, Mario Fernandez.

Os centros de coleta Garimpeiro Urbano evoluíram e hoje estão mais modernos, amplos, possuem um sistema integrado e contam com equipamentos de alta tecnologia. “Temos investido principalmente em instrumentos de gestão e tecnologia para assegurar que todos os processos e produtos atendam às exigências das normas e controles de qualidade. Recentemente investimos em linhas de separação de impurezas e modernizamos o sistema de enfardamento nos centros”, explica o CEO.

A sucata coletada nos centros de coleta são encaminhadas para as plantas de fundição da Latasa Reciclagem, onde se transformam em novas ligas de alumínio.

Em agosto de 2016, a Latasa Reciclagem foi destaque no Anuário Época Negócios 360°, que apresentou um ranking das melhores empresas do setor de Mecânica e Metalurgia. “A Latasa Reciclagem ficou entre as 15 melhores do País no quesito Responsabilidade Socioambiental. Essa conquista demonstra como a sustentabilidade é um tema presente em todos os processos da empresa. A responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade faz parte da nossa estratégia e está no DNA de todos os colaboradores”, comenta Fernandez, que também é o 1º Vice-Presidente da ABAL, Associação Brasileira do Alumínio, e Coordenador do Comitê de Mercado de Reciclagem da entidade.

Mais informações sobre o Grupo ReciclaBR

A Latasa Reciclagem faz parte do maior grupo de reciclagem de metais não ferrosos do Brasil, que é composto por mais cinco empresas que geram sinergia e maximizam seus resultados: Garimpeiro Urbano, Aluzinco, Auto Parts, Latasa Extrudados e Latasa Distribuidora. Acesse www.gruporeciclabr.com.br e conheça todas as empresas do Grupo.

Conheça as localizações dos Centros de Coleta Garimpeiro Urbano e como contatá-los no site:
http://www.garimpeirourbano.com/#centros-de-coleta

(#Envolverde)

* Com informações do Grupo ReciclaBR.

http://www.envolverde.com.br/contentengine/reciclagem-do-aluminio-alem-das-latinhas/

PrintFriendly and PDF